Dados Estruturados na Wikimedia/Sugestão de Imagem

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Structured Data Across Wikimedia/Image Suggestions and the translation is 91% complete.
Outdated translations are marked like this.

Esta página descreve o trabalho em andamento para projetar e construir a funcionalidade de sugestão de imagem para usuários experientes, que é uma ferramenta atualmente em desenvolvimento pela equipe de Dados Estruturados na Wikimedia.

Este trabalho se baseará no trabalho já iniciado como parte do projeto de tarefa estruturada “Adicionar uma imagem”. No entanto, seu foco será deslocado para melhorar os processos para colaboradores experientes. Em particular, segmentaremos usuários que editaram ou assistiram a um determinado artigo ou conjunto de artigos, pois provavelmente são especialistas no assunto e têm interesse em ver esse(s) artigo(s) melhorar

Depois de coletar feedback inicial de várias comunidades, o projeto está agora passando para um primeiro estágio de teste, que está experimenta o uso de notificações para alertar os usuários sobre possíveis imagens úteis para artigos da Wikipédia.

Contexto

A UI Sugestão de Imagem é um componente chave para o projeto Dados Estruturados na Wikimedia, e visa desenvolver sistemas para dados estruturados ao longo de todos os projetos da Wikimedia.

As imagens são fundamentais para ilustrar conceitos e ajudar as pessoas a entender os assuntos. Considerando que o Wikimedia Commons contém 65 milhões de imagens, acreditamos que é possível tornar as Wikipedias substancialmente mais ilustradas com imagens do Commons. Acreditamos que os Dados Estruturados podem abrir um pipeline duradouro para enriquecer o conteúdo entre o Commons e a Wikipedia. Isso nos ajudará, por sua vez, a aumentar e diversificar os colaboradores, melhorar o conteúdo para os leitores e diminuir as lacunas no conteúdo.

Apesar disso, em muitas Wikipédias mais da metade dos artigos não tem imagens. Isso se deve principalmente à complexidade do fluxo de trabalho atual de adicionar mídia e fazer conexões entre conteúdo e imagens. Queremos facilitar esse processo.

O Projeto

Por onde começamos

Como já dissemos, a ferramenta se baseará no trabalho já feito para o projeto de tarefa estruturada “Adicionar uma imagem”. A API (Interface de Programação de Aplicações) de Sugestão de Imagem , criada pela equipe de Engenharia de Plataforma, combina os resultados do Algoritmo de Sugestões de Imagens e MediaSearch para fornecer sugestões de correspondências de imagens para artigos não ilustrados, usando a seguinte abordagem:

  1. Veja o item Wikidata para o artigo.
    1. Se tiver imagem image (P18), sugira essa imagem.
    2. Se tiver uma categoria Commons Commons category (P373), sugira uma imagem da categoria.
  2. Veja os artigos sobre o mesmo tópico em Wikipedias de outros idiomas. Sugira uma imagem principal a partir desses artigos.
  3. Pesquise MediaSearch no Commons para o título do artigo, que combina a pesquisa tradicional baseada em texto com dados estruturados do Commons e Wikidata. Se uma imagem tiver uma classificação alta o suficiente nos resultados, sugira essa imagem.

Nos testes iniciais, os algoritmos combinados podem sugerir imagens para até 40% de todos os artigos não ilustrados em uma determinada Wikipedia. No momento, já estamos fazendo mais testes da precisão das correspondências. Além disso, as equipes do Android e do Growth estão testando ideias que usam a API Sugestão de Imagens para permitir que os recém-chegados adicionem imagens aos artigos por meio da /Personalized first day/Structured tasks/Add an image|interface de tarefas sugeridas. We are currently doing further testing of the accuracy of the matches. Also, the Android and Growth teams are testing ideas that use the Image Suggestion API to allow newcomers to add images to articles via the suggested tasks interface.

Também estamos experimentando adicionar os resultados do algoritmo de sugestões de imagem diretamente ao MediaSearch. Esperamos que isso simplifique tecnicamente o processo e melhore os resultados do MediaSearch. Veja a tarefa T283869 no task T283869 para obter mais informações. We hope that will simplify the process technically and improve MediaSearch results. See task T283869 on Phabricator for more information.

O que nós queremos fazer

For more information about the current tool architecture, see: Structured Data Across Wikimedia/Image Suggestions/Data Pipeline.

O projeto está atualmente experimentando uma abordagem baseada em notificações. O objetivo é incorporar as sugestões nas atividades existentes do usuário na Wikipédia por meio de notificações semanais, aumentando assim a probabilidade de que eles revisem essas sugestões e adicionem imagens selecionadas como parte de seu fluxo de trabalho de edição atual. Os contribuidores podem optar por editar via Wikitexto ou Editor Visual, e podem revisar a imagem e as informações do artigo na notificação.

Fluxo de trabalho provisório

Esse mockup é uma representação esboçada de como as notificações vão aparecer para o usuário.

A seguir é possível ver o fluxo de trabalho provisório atual que definimos para este estágio de teste. Sempre que apropriado, haverá um link para a tarefa relacionada no Phabricator.

  1. As notificações são enviadas semanalmente para todos os usuários que tiverem no mínimo 500 edições até um dia e hora pré-definidos (ex. toda segunda às 8h UTC), ao redor do mundo → ver task T292147 para Phabricator
  2. As notificações incluem um link para as preferências do usuário para permitir que os usuários desativem as notificações → sobre a desativação, consulte a tarefa T292146 no Phabricator
    • As opções de "Sugestões de imagem" seriam adicionadas ao final da lista de notificações de ativação/desativação dos usuários
  3. As sugestões são selecionadas aleatoriamente da lista de imagens recentes correspondentes a artigos não ilustrados, usando os algoritmos explicados acima
  4. Os usuários são selecionados de maneira aleatória a partir de um grupo de usuários que:
    • tenham pelo menos 500 edições no projeto
    • não tenham as notificações desativadas
    • receberam até 2 notificações de imagem em uma determinada semana
  5. A ferramenta verificará a lista de observação do usuário para artigos editados nos últimos 30 dias
    • Se o usuário já tiver recebido uma notificação para o ID do artigo, a ferramenta pulará para o próximo artigo
    • Caso contrário, ele corresponde a uma sugestão e envia a notificação
  6. Se as correspondências de imagem permanecerem, a ferramenta verificará outros artigos na lista de observação dos usuários
  7. O processo de notificação será gerado semanalmente, até que as correspondências de imagem se esgotem ou os usuários aplicáveis ​​se esgotem
    • As notificações para uma determinada notificação de correspondência de imagem de artigo serão exibidas apenas uma vez para um usuário específico
    • A mesma correspondência pode ser enviada a vários usuários para revisão (exceto no caso de a imagem ter sido inserida)

Experiência de usuário

Com base nas informações fornecidas na notificação, o usuário pode:

  1. passar pelo fluxo de trabalho normal de adição de imagem (por exemplo, optar por inserir a imagem com wikitexto ou fluxo de inserção do Editor Visual)
    • neste caso, apenas a oportunidade de revisar a correspondência será fornecida ao usuário - nenhuma ajuda ou recurso adicional será fornecido
  2. clicar em "Revisar imagem" na notificação
    • isso irá redirecionar o usuário para a imagem no Commons
  3. clique em “Revisar artigo” na notificação
    • isso redirecionará o usuário para o artigo na Wikipédia

Ideias para o futuro

A lista de marcadores a seguir lista todas as ideias que estão fora do escopo do estágio de teste atual, mas que podem ser trabalhadas no futuro:

  • Sugestões para usuários que enviaram imagens no Commons que correspondem a artigos
  • Sugestões dadas de outras maneiras além de notificações (por exemplo, sugestões na caixa de diálogo de pesquisa de imagens no Editor Visual)
  • Artigos ilustrados
  • Sugestões de imagem no nível da seção
  • Uma ferramenta para ajudar os usuários a adicionar imagens ao artigo
  • Uma página de destino que permite que os usuários analisem várias sugestões de uma só vez
  • Limitando as notificações apenas a usuários com histórico de adição de imagens a artigos nos últimos 30 dias

Métricas e analytics

Nós estamos planejando medir as seguintes métricas, para analisar o desempenho dos testes atuais e determinar se a ferramenta é bem-sucedida:

  1. Número de notificações enviadas
  2. Número de notificações de sugestões de imagem abertas (medindo o envolvimento com as notificações)
  3. Número de opt-outs , ou seja, cancelamento de subscrições de notificações (baixo número de opt-outs = as notificações são úteis)
  4. Número de imagens sugeridas que são adicionadas ao artigo correspondente dentro de um mês após o recebimento da notificação
  5. Número de imagens sugeridas não revertidas do artigo correspondente (baixa taxa de reversão = boa qualidade das correspondências sugeridas)

O que não queremos fazer

  • Criar uma nova ferramenta que não será utilizada devido à falta de incentivo para uso
  • Incomodar os usuários com muitas notificações
  • Incentivar edições que serão em grande parte revertidas
  • Incentivar edições que vão contra as políticas e/ou práticas existentes (NPOV, pesquisa original...)
  • Incentivar edições que introduzam preconceitos adicionais no artigo

Feedback

Os comentários, feedbacks e opiniões sobre o projeto são e serão sempre bem-vindos. Estamos especialmente interessados ​​em suas ideias e estamos ansiosos para ouvi-los na página de discussão sobre as seguintes questões em aberto: We are especially interested in your ideas, and we are looking forward to hearing from you on the talk page about the following open questions:

  1. Qual é a sua opinião sobre as abordagens descritas acima?
  2. Devemos ajudar os editores com o local de posicionamento das imagens?
  3. Como podemos ajudar os usuários a garantir que estão seguindo as convenções de um wiki específico ao escolher e colocar uma imagem?
  4. Como podemos ajudar os usuários a adicionar legendas apropriadas?
  5. Como podemos ajudar os usuários a adicionar o texto alternativo apropriado?

Consultoria

Perguntas frequentes

O que é a ferramenta de Sugestão de Imagem?

A ferramenta de Sugestão de Imagem é um componente chave para o projeto Dados Estruturados na Wikimedia, e visa tornar mais fácil a busca por imagens e media em potencial para artigos ainda não ilustrados.

A ferramenta de Sugestão de Imagem de alguma forma se intersecciona com a ferramenta "Adicione uma Imagem" da equipe do Growth Team?

Tecnicamente sim. As duas ferramentas dividem o mesmo algoritmo, mas elas se prestam a diferentes propósitos:

  • o "Adicione uma Imagem" é uma ferramenta voltada para novatos e usuários menos experientes, que tem pouca ou nenhuma experiência em adicionar imagens;
  • já a ferramenta de Sugestão de Imagem visa usuários mais estabelecidos, que já possuam alguma experiência em adicionar imagens e outras mídias nos artigos (por exemplo, usuários com mais de 500 edições)

Qual a relação entre a ferramenta de Sugestão de Imagem com o Wikidata/Dados Estruturados no Commons?

Essa ferramenta irá aproveitar os dados vindos da Wikidata e dos Dados Estruturados no Commons para achar mídia em potencial para ilustrar artigos da Wikipédia.

Mais especificamente, a ferramenta irá olhar para o item relativo ao Wikidata e irá checar se há uma imagem (através da propriedade Wikidata P18) ou uma categoria Commons associada (através da propriedade Wikidata P373). Se nos dois casos nenhuma imagem em potencial for encontrada, ela irá olhar para artigos da Wikipédia em outras línguas para ver se há uma imagem principal a ser encontrada. Por fim, a ferramenta irá buscar no MediaSearch no Commons pelo título do artigo, e se uma imagem ficar no topo dos resultados, ela será escolhida pela ferramenta.

Como funcionam as notificações?

A ferramenta irá selecionar até dois artigos não ilustrados por semana a partir da lista de artigos de uma lista de observação do utilizador. Cada correspondência de imagem de artigo em particular será mostrada apenas uma vez ao utilizador. A seleção dará prioridade aos artigos editados pelo menos uma vez nos últimos 30 dias.

Se um usuário já tiver recebido uma notificação para um determinado artigo, a ferramenta avançará para o próxima da lista. O processo de notificação será gerado semanalmente, até que a imagem corresponda ou até que os utilizadores aplicáveis se esgotem.

Que imagens serão sugeridas para fazer essas correspondências?

Apenas imagens do Wikimedia Commons serão sugeridas para as correspondências entre artigo e imagem. Não existe qualquer plano para estender as notificações também às imagens carregadas localmente.

Como eu posso desligar as notificações?

Se você não quiser (mais) receber notificações, vá para Especial:GlobalPreferências, depois clique na aba "Notificações", e remova os marcadores relacionados às sugestões de Imagens. Nota: isto só funciona se você acessar Preferências Globais através de um dos projetos que têm Sugestões de Imagens habilitadas (até agora: Wikipédia em português, russo ou indonésio). Nota: isto só funciona se você acessar as Preferências Globais através de um dos projetos que têm as sugestões de Imagem habilitadas (até agora): Catalão, finlandês, húngaro, indonésio, norueguês, português e russo Wikipedia.

Posso gerar notificações de sugestões de imagem para um evento ou campanha? ==

Sim. Isto é possível com certas limitações. Vá para Notificações baseadas em categorias para instruções.