Pacotes de software

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Software bundles and the translation is 100% complete.

A instalação manual do MediaWiki pode ser dolorosa e demorada, especialmente para usuários sem proficiência técnica. Alguns usuários acham mais fácil começar a usar o MediaWiki usando um pacote de software. Esses pacotes de software incluem alguma combinação de sistema operacional, pacote AMP, software MediaWiki, pacote de extensões e/ou pacote de modelos.

Atenção Atenção: Os pacotes de terceiros não são revisados pelos desenvolvedores principais e não há garantia de que funcionarão.

Além disso, os pacotes podem conter versões mais antigas do MediaWiki, portanto, preste muita atenção às informações de compatibilidade para direções e extensões.

A equipe de desenvolvimento do MediaWiki indica as comunidades e empresas individuais que mantêm esses pacotes para obter assistência na instalação, configuração ou uso desses pacotes de software.

Conjuntos MediaWiki (MediaWiki empacotado com AMP)

Use esta solução se você deseja que o MediaWiki seja instalado em seu disco rígido e executado de maneira convencional (como a maioria dos softwares de aplicação, mais ou menos)...

Um conjunto, abreviação de "conjunto de soluções", é um conjunto de software necessário que deve ser executado em conjunto para poder ser executado. O MediaWiki não pode ser executado sozinho e requer que vários outros programas sejam carregados antes de funcionar. Felizmente, conjuntos agrupados fáceis de instalar, que incluem o MediaWiki, estão disponíveis...

AMP significa (Apache, MySQL/MariaDB, Perl/PHP/Python), todos os quais são softwares que devem ser instalados para que o MediaWiki seja executado. Uma vez instalado, o conjunto incluirá seu sistema operacional: o LAMP é para o Linux, o MAMP designa o Mac OS X e o WAMP é para o MS Windows. Então, se você estiver falando sobre isso com outra pessoa e tiver o MediaWiki rodando em sua máquina Windows, você pode dizer "Eu tenho um conjunto WAMP com MediaWiki instalado".

Abaixo estão pacotes AMP que incluem o MediaWiki, com os sistemas operacionais suportados especificados:

Conjunto MediaWiki Bitnami

O conjunto MediaWiki Bitnami está disponível para Windows, Linux e OS X. Consulte instalando o MediaWiki com Bitnami para um guia passo a passo com capturas de tela.

Canasta

Canasta is a Docker-based stack comprising everything needed to run a full-featured MediaWiki stack. It includes the Canasta Docker image, which runs MediaWiki and the Apache web server. Can be orchestrated via either Docker Compose or Kubernetes. Includes job queue runner, maintenance scripts runner, automated database backups, zero-config MySQL database, ImageMagick, FFmpeg, and transcoder. Supports VisualEditor, CirrusSearch, and over 100 other extensions out-of-the-box.

Mediawiki4Intranet

O Mediawiki4Intranet está disponível para Linux como um pacote MediaWiki - inclui o Vanilla MediaWiki padrão com extensões e patches. Não inclui ferramentas e conversores de terceiros, pois a maioria dos usuários do Linux geralmente os obtêm através do "apt-get".

Ele também está disponível para Windows como um pacote independente, incluindo o XAMPP e todas as ferramentas de terceiros e conversores de mídia necessários (até o LaTeX).

Pacote MediaWiki do Debian

O pacote MediaWiki do Debian instalará o Apache, o MariaDB/MySQL e o PHP por padrão, permitindo mais customizações se você desejar.

Meza

O Meza é um programa de administração do MediaWiki que permite a fácil instalação e manutenção do Apache, do MariaDB, do PHP 7 e do MediaWiki, incluindo o Semantic MediaWiki, o Visual Editor, o Elasticsearch e muitas outras extensões. Tudo que você precisa é de uma instalação mínima do RedHat/CentOS. Requer o VirtualBox para rodar usando o Vagrant.


Aparelhos de software MediaWiki

Um aparelho de software MediaWiki é um software AMP e MediaWiki pré-integrado em um sistema operacional suficiente. Ele permite que os usuários ignorem completamente a instalação manual do MediaWiki e suas dependências e, em vez disso, implantem um sistema autônomo e pronto para uso que requer pouca ou nenhuma configuração, especialmente em combinação com software de máquina virtual, como o VirtualBox ou o VMware.

O MediaWiki-Vagrant é um conjunto de scripts de configuração para o Vagrant que automatiza a criação e a atualização de uma máquina virtual que executa o MediaWiki e suas escolhas de extensões e serviços (source code). Isso é ideal para os desenvolvedores MediaWiki.

Existem vários dispositivos de software MediaWiki de terceiros. Estes são pacotes de software LAMP (Linux + AMP) incluindo um servidor MediaWiki:

  • O Cloudron facilita a execução de aplicativos web em seu servidor e os mantém atualizados e seguros. O MediaWiki app instala o MediaWiki no Cloudron e pode ser configurado para ser uma wiki pública ou privada. A instalação pode ser testada na demo (nome de usuário: cloudron senha: cloudron)
  • TurnKey MediaWiki, baseado no Debian e inclui uma coleção pré-integrada de extensões populares.
  • rPath MediaWiki, baseado no rPath Linux. (Sem extensões incluídas.)
  • Webuzo MediaWiki, baseado no CentOS Linux. É executado no VMware. Nota: Requer a compra da licença premium Webuzo
  • Imagem de máquina virtual Linux Bitnami com conjunto MediaWiki. (Sem extensões incluídas.) Requer o VMware ou o VirtualBox. Consulte MediaWiki com BitNami para um guia passo a passo com capturas de tela.
  • Meza - Um programa de administração do MediaWiki que permite a fácil instalação e manutenção do Apache, do MariaDB, do PHP 7 e do MediaWiki, incluindo o Semantic MediaWiki, o Editor Visual, o Elasticsearch e muitas outras extensões. Tudo que você precisa é de uma instalação mínima do RedHat/CentOS. Requer VirtualBox para rodar usando Vagrant.

Instalação automática

O site a seguir fornece um serviço gratuito que permite que o MediaWiki seja instalado, configurado e mantido usando as informações do FTP de um site.

Para aumentar a segurança, uma conta FTP separada e um banco de dados MySQL/MariaDB devem ser criados para uso com este serviço.


Pacotes de extensões

Estes são pacotes de várias extensões do MediaWiki, exigindo o software MediaWiki,o AMP e um sistema operacional:

Soluções corporativas MediaWiki

Essas são distribuições do MediaWiki personalizadas e pré-empacotadas para uso corporativo.

Nome Descrição Produtor
BlueSpice Uma distribuição gratuita do MediaWiki para uso corporativo, que é constantemente expandida e aprimorada. Serviço de nível pago disponível também. Hallo Welt!
Canasta A flexible and comprehensive Docker-based MediaWiki distribution. A consortium of MediaWiki consultants and hosting providers
MyWikis Software como serviço (SaaS) MediaWiki premium, criado para facilidade de uso, personalização, extensibilidade e desempenho. Gerencie facilmente seu wiki com nosso portal de autoatendimento interno e proprietário. MyWikis LLC
semantic::core Distribuição MediaWiki de classe empresarial, incluindo o Semantic, o Visual Editor, o Elasticsearch e muitas outras extensões poderosas. gesinn.it GmbH & Co. KG.
semantic::apps Aplicativos plug-and-play Semantic MediaWiki para, por exemplo, processo de negócios, projeto ou gerenciamento de contatos. Disponível no local, como nuvem segura ou solução de hospedagem pública. gesinn.it GmbH & Co. KG.
Dokit A MediaWiki distribution for creating and sharing digital user guides, work instructions and best practices. Dokit SAS


Pacotes AMP sem o MediaWiki

Há também pacotes AMP disponíveis que não são fornecidos com o MediaWiki. Se você seguir esse caminho, precisará instalar o MediaWiki e as extensões como um passo separado. Dependendo do seu sistema operacional, você vai querer um LAMP (pro Linux), am WAMP (pro Windows), am SAMP (pro Solaris), ou um FAMP (pro FreeBSD).

Um pacote AMP que tem funcionado bem é o XAMPP. Consulte Manual:Instalando o MediaWiki no XAMPP. A versão atual do XAMPP usa o PHP 5.4.27.

Outro pacote AMP é o conjunto LAMP BitNami. Para downloads e um tutorial passo a passo, consulte MediaWiki com BitNami.

Outro pacote WAMP é o Servidor uniforme. Consulte Manual:Instalação no Servidor uniforme (Windows).

Pacotes de software incluindo o MediaWiki

  • Conjunto de gerenciamento de projetos / forja de código aberto Tuleap

Links externos

  • WikiProject Transwiki - Com o objetivo de produzir um "pacote" de modelo e um "pacote" MediaWiki, incluindo arquivos css, js e etc. comuns.