Reading/Web/Desktop Improvements/Updates/Oldest/pt-br

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Reading/Web/Desktop Improvements/Updates/Oldest and the translation is 38% complete.

agosto de 2021: Menu de links do usuário

O menu do usuário agora está disponível para todos os usuários que optaram pela melhorias na área de trabalho. Este menu torna mais fácil para novos editores e leitores identificar quais links estão relacionados às suas ferramentas pessoais. Essas ferramentas são: página do usuário e página de discussão, lista de páginas vigiadas, etc. Também permite coesão visual no topo de nossas páginas.

Estamos monitorando como a mudança afeta o número de cliques nesses links. Com base nos resultados, podemos decidir melhorar o menu. Além disso, os voluntários comentaram sobre a posição do link da lista de páginas vigiadas. Estamos trabalhando nisso. Os detalhes estão disponíveis no Phabricator.

Julho, 2021:Nova funcionalidade para alteração de idioma

Changes to language switching capabilities on the vector skin

Durante os últimos meses, a equipe tem estado focada em melhorar a funcionalidade para alteração de idioma em nossos projetos. Anteriormente, os links de idiomas estavam disponíveis no fim do menu lateral, e eram dificilmente achados por leitores e editores novatos. Nós realizamos uma alteração que permite que a funcionalidade para trocar de idioma apareça no topo da página como um botão. Nós construímos esta funcionalidade baseado no comentário de editores e leitores sobre nosso protótipo e outros testes.

A funcionalidade foi implantada para 50% dos usuários registrados em junho de 2021 para que fosse realizado um teste A/B que irá comparar o uso em relação à posição anterior. Atualmente, o teste A/B foi concluído e todos os usuários nas wikis piloto devem ter acesso à nova funcionalidade para troca de idiomas.

Julho, 2021: Publicação do relatório do teste do protótipo em breve

Ideia inicial do menu de usuário, janeiro de 2019

Em maio e junho de 2021, a equipe pediu comentários de 30 comunidades de diferentes idiomas sobre um protótipo das ideias de recursos mais recentes do projeto. Estes recursos eram o menu de usuário, que permitirão os usuários a terem suas ligações pessoais em um único lugar, e um cabeçalho fixo que permite acessar recursos (ex.: edição, histórico e página de discussão) a qualquer momento. Anteriormente, estes dois recursos estavam disponíveis somente no topo da página. Em geral, recebemos 305 respostas de usuários registrados sobre sua experiência com os protótipos.

A maioria dos participantes indicaram uma experiência positiva com o protótipo. Entretanto, recebemos também alguns comentários sobre o comportamento do cabeçalho fixo. Em particular, recebemos pedidos para que o comportamento fosse persistente durante toda a experiência, ao invés de somente ativo ao rolar a página. Estamos atualmente implementando essas sugestões.

Um relatório completo da análise do feedback que recebemos será publicado mais tarde neste mês.

Maio de 2021: Relatório do teste com usuários publicado

No início de 2021, as equipes de Web e de Pesquisa de Design contrataram três grupos de pesquisa independentes para estudar o uso dos dois recursos propostos: um cabeçalho fixo e um índice persistente. Noss objetivo era permitir que ferramentas muito utilizadas estivessem disponíveis ao longo da página toda, assim reduzindo a necessidade de rolar a página para cima ou para baixo em busca dessas ferramentas. Testamos com novos leitores, leitores casuais e editores de três países diferentes – Gana, Indonésia e Argentina – e em três idiomas diferentes – inglês, indonésio e espanhol. Este relatório mostra os resultados de nossos estudos. Em geral, ambos os recursos foram recebidos positivamente pelos participantes do estudo.

março de 2021: Novo widget de pesquisa ao vivo em wikis piloto, teste A/B em andamento para usuários logados

Estamos felizes em anunciar que nosso novo widget de pesquisa está agora disponível em todos os nossos wikis piloto atuais por padrão. A nova funcionalidade de pesquisa otimiza a experiência de pesquisa fornecendo contexto nos resultados da pesquisa, como imagens e descrições, facilitando a localização dos resultados corretos.

Também estamos realizando um teste A/B em wikis piloto, apenas para usuários logados. O teste A/B fornece o novo widget para 50% dos usuários logados e o compara com a pesquisa antiga para os 50% restantes. Os resultados do teste nos permitirão medir o sucesso do recurso e identificar áreas de melhoria e iteração. O teste será executado por 2 semanas, após as quais analisaremos e publicaremos os resultados.

janeiro de 2021: Novo widget de pesquisa e outras atualizações gerais

Nos últimos meses, trabalhamos no novo widget de pesquisa, que otimizará a experiência atual fornecendo contexto, como imagens e descrições, para pesquisas. Embora tenhamos experimentado alguns atrasos com esta implantação, estamos programados para implantar em algum momento de fevereiro.

Também começamos a revisar alguns dos dados do projeto Melhorias da Área de Trabalho como um todo, bem como de recursos individuais. Publicamos um relatório sobre o uso da barra lateral recolhível. De acordo com os dados, os usuários desconectados são mais propensos a manter a barra lateral recolhida do que os usuários logados. Esses resultados nos deram confiança de que nosso eventual padrão será manter a barra lateral aberta para usuários conectados e fechada para usuários desconectados.

Além disso, também temos começando a procurar nas taxas em que os usuários logados estão optando por não receber as Melhorias da Área de Trabalho em nossas wikis piloto. As taxas médias de opt-out para todos os usuários logados ficaram entre 1,78% na euwiki e 4,09% na hewiki. Para editores ativos, o intervalo foi entre 5% e 14%. Analisaremos esses dados com mais detalhes nas próximas semanas.

Por fim, queríamos dar uma linha do tempo rápida dos próximos meses:

  • Fevereiro de 2021 - novo widget de pesquisa implantado em wikis piloto. A lista de wikis piloto será expandida para incluir a Wikipédia em português, a Wikipédia turca, a Wikipédia coreana, a Wikipédia sérvia e a Wikivoyage alemã.
  • Fevereiro de 2021 - Segunda rodada de protótipos para usuários logados. Estaremos executando uma segunda rodada de protótipos para o cabeçalho fixo e o menu do usuário com usuários logados durante o mês de fevereiro. Incentivamos todos a revisá-los e nos dar feedback!
  • Março de 2021 - No momento, estamos focados em melhorar nossos recursos de language switching. Planejamos implantar a nova funcionalidade em março em nossas wikis piloto.

setembro de 2020: Nova localização da barra de pesquisa agora disponível em todas as wikis

Implementamos o novo local da funcionalidade de pesquisa em todos os projetos. O novo local está disponível por padrão para usuários anônimos em nossas wikis pioneiras e por preferência para todos os outros usuários.

Também estamos realizando um teste A/B do novo local com usuários logados em nossas wikis dos primeiros usuários. 50% dos usuários logados estão vendo a nova experiência, enquanto os outros 50% estão vendo a experiência antiga. Este teste vai durar duas semanas. Nossa hipótese é que o grupo com a nova experiência fará buscas com mais frequência. Os resultados estarão disponíveis em aproximadamente um mês.

julho de 2020: Barra lateral dobrável, largura máxima e novo cabeçalho agora disponíveis para todos os usuários em euwiki, fawiki, frwiktionary, euwiki e ptwikiversity

As Wikipédias basca, farsi e hebraica, assim como o Wikcionário francês e a Wikiversidade portuguesa, agora receberam a nova versão da skin Vector por padrão. Por enquanto, essas alterações incluem a barra lateral recolhível, largura máxima e novo cabeçalho. Para feedback e perguntas - por favor vá para nossa página de discussão.

julho de 2020: Barra lateral dobrável, largura máxima e novo cabeçalho agora disponíveis como preferência para todos os projetos

Agora implantamos nossa barra lateral recolhível, largura máxima e novo cabeçalho em todos os projetos como preferência do usuário. Para optar por participar - vá para a guia de aparência na sua página de preferências e desmarque a opção "vetor herdado". Uma vez ativado, você receberá todas as atualizações futuras assim que estiverem prontas. Para feedback e perguntas - por favor vá para nossa página de discussão.

Nossa primeira mudança, uma barra lateral recolhível, permite aos usuários recolher o menu extenso no lado esquerdo da página. Acreditamos que essa mudança melhora a usabilidade, permitindo que as pessoas se concentrem no conteúdo em si - na leitura, edição ou moderação.

Nossa segunda mudança introduz uma largura máxima de linha para nosso conteúdo em páginas como páginas de artigos e páginas de discussão. Estudos mostraram que limitar a largura pode levar a uma melhor retenção do conteúdo, bem como a uma diminuição do cansaço visual. (por favor, revise nosso FAQ para obter uma lista da literatura revisada)

junho de 2020: Barra lateral dobrável no officewiki, novo cabeçalho e descrições de recursos

Implantamos nossa barra lateral recolhível no officewiki e testwiki. Você pode vê-lo acessando qualquer um desses projetos ou anexando o parâmetro url ?useskinversion=2 ao url em qualquer projeto.

Além disso, publicamos mais detalhes sobre a barra lateral recolhível e alterações de cabeçalho e logotipo, incluindo descrições detalhadas de recursos e planos de análise e medição.

março de 2020: User Research with Readers - phase 1 report

Starting in January 2020 we have been working with Hureo, a user research firm based in India, to perform a user study on how new and casual readers use the desktop interface of Wikipedia. The outcome of the first phase of the study is a report detailing their observations from 24 user interviews.

The study was separated in two phases, with the first phase focusing on primarily English readers, and the second phase on bilingual and non-English readers. The goal of the study was to understand the experience of new and casual readers, both in terms of how they feel about the site and how they use the site, focusing in particular on the concepts of trust and welcomeness, as well as on the usability of commonly used features on the site. In addition, we were also interested in uncovering potential areas of improvement in terms of overall and feature-specific usability. We will be using these results to inform future feature development for desktop improvements project.

março de 2020: Full results from prototype feedback

In December, 2019 we published a prototype of the first few features of the desktop improvements project for community feedback. We received detailed, thoughtful feedback from over 200 logged-in users, across five languages. We have published a report which highlights the main points raised, both positive and negative, and our plans going forward in response to this feedback. The prototype presented a collapsible version of the sidebar, a fixed-width layout, and a more prominent location for the language switcher. The feedback was mostly positive, with the majority of users seeing the proposed changes as an improvement over the current design. However there were also some areas of concern. Many of the issues raised were due to bugs in the prototype (particularly with the language switching menu), while others exposed areas for improvement that we will iterate on and/or keep an eye on during development.

fevereiro de 2020: Update on initial features and overall feature sequence

  • We have began building the opting-in and opting-out structure for the project.

The setting for turning the improvements on will be within the user preferences list for logged-in users. For test wikis, the improvements will be on by default, but logged-in users will be able to turn them off anytime via their preferences or a button in the sidebar. Please see the Opting in and Release Plan page for more details and mockups.

As we will be testing each individual feature prior to building, this list is subject to change based on the feedback we receive.

fevereiro de 2020: Feedback Round 1 Summary

We have finished our first round of feedback for the prototype of the first few features of the desktop improvements project: the new header, collapsible sidebar, and improved language switching. So far, the results have been mostly positive, with the majority of users seeing the changes as a significant improvement over the current design. However, we also found a few areas for improvement that we will iterate on and consider during development. Here are a few highlights of the results so far:

  • A majority of the editors who tested the prototype really liked the new location of the language switcher.
  • A few editors raised concerns around internationalization and the ability to switch languages using one click.
  • A majority of the editors liked the collapsibility of the sidebar, especially for readers
  • There were some concerns around the amount of white space introduced with a collapsible sidebar and fixed-width layout
  • We saw many requests for a dark/night mode for the site

We are currently running the second feedback round on English and Polish Wikipedias. If you haven’t had a chance yet, please let us know your thoughts on the prototype page. Once both feedback rounds are completed, we will be publishing a more in-depth report.

janeiro de 2020: Language Switching Users Tests

In December we did some usability testing to compare the current placement of the Universal Language Selector (in the sidebar) with the proposed location in the article header. We tested a prototype with 21 users in order to determine if people have an easier time switching languages given the new location of the language switcher. The results of the test confirmed our hypothesis — participants in the test group (new location) were able to switch languages more quickly than participants in the control group (old location). Based on these results we plan on continuing to explore moving the language selector to this location as a part of the desktop improvements project.

dezembro de 2019: Prototype testing

Between December 2019 and February 2020, we will be performing tests on a prototype for the first few features of the desktop improvements project. We will be gathering feedback from a variety of test wikis by encouraging editors to participate using a central notice banner. We ran the banners and received feedback from the majority of our test wikis during December 2019. In February 2020, we will continue running the banners on English and Polish Wikipedias. So far, the feedback we have received is mostly positive but we have also identified some areas of our prototype that we will iterate on based on the feedback. We will be publishing the results of the first round of feedback over the next few weeks, and of the second, sometime in February. In the meantime, we encourage you to give us feedback (if you haven't yet) on the prototype page.

outubro de 2019: Technical Research pt 2

We have published the results of our technical research in preparation for beginning the work on the project. In particular, we have focused on gathering more information on the following:

We reached out to all wikis with a MassMessage, and asked for communities to volunteer to be test wikis for this project.

setembro de 2019: Wikimania research report

Wikimania 2019 research PDF summary (in English)

During Wikimania 2019, we interviewed editors with the goal of sharing the plans for our upcoming Desktop improvements project, and collecting valuable feedback on a number of preliminary design ideas. Our research consisted of user interviews, a free-form feedback exercise, and a presentation with breakout groups for more focused discussion. We have published a report and a PDF summary (in English) of the feedback we received. Overall, we received positive feedback on the focus areas selected, as well as the individual prototypes for ideas. However, we were also able to identify areas for improvements.

We will be iterating over this feedback over the next few weeks and plan on developing a prototype that we can test with a wider audience across wikis.

In the slideshow below is a sample of 19 of the ideas we tested. For more context, please read the full report and then give us feedback on the talk page!

setembro de 2019: Desktop usage and behavior data analysis

As a part of our research process, we wanted to learn more about the way people currently use the site. In particular, how often they use available functionality such as links in the sidebar, language switching, and search. We have published our results. Overall, usage of sidebar links is low - only about 0.5% of all logged out users and 1.6% of all logged-in desktop users clicked on one of the pages linked in the sidebar. Language switching usage varied, generally based on the size of the wiki, with smaller wikis switching languages more often.

agosto de 2019: Research and brainstorming at Wikimania

Slides used in the Wikimania session

Wikimania provided us with the opportunity to speak with experienced members of our communities. Over the five days of the conference we were able to share the plans for the project, and collect valuable feedback on a number of design ideas. Our research consisted of user interviews, a free-form feedback exercise, and a presentation + brainstorming session (you can see the slide-deck we used at the side). We will soon be publishing the summary of the feedback, as well as interview session results.

agosto de 2019: Technical Research

To explore different technical possibilities for the project, the team spent a week hacking on different approaches to a single problem - how to enable the sidebar in the desktop experience to be collapsible. We are hoping to use the results from these experiments to determine the technical architecture for the improvements, as well as the skin we would like to build these improvements within. Here is a list of the experiments themselves: