Leitura/Web/Melhorias da Área de Trabalho/Recursos/Seletor de idiomas

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Reading/Web/Desktop Improvements/Features/Language switching and the translation is 58% complete.
Outdated translations are marked like this.

Como parte do projeto de Melhorias da Área de Trabalho, estamos introduzindo uma nova maneira de trocar para uma wiki de outro idioma. Nosso objetivo é fazer com que a funcionalidade de troca de idiomas seja mais fácil de usar para todos os usuários. Nosso objetivo secundário é de melhorar o entendimento geral sobre os projetos da Wikimedia ao permitir que nossos leitores aprendam sobre o vasto número de projetos em outros idiomas que existem.

Descrição do recurso e requisitos

  1. Opções de idioma estarão disponíveis através de um botão claramente marcado no topo da página, no mesmo nível que o título.
  2. Selecionar o botão de idiomas irá abrir uma lista de idiomas contendo sugestões de idioma para cada usuário, assim como uma lista completa de todos os idiomas disponíveis para aquele artigo. A lista também terá pontos de entrada para configurações de idioma.
  3. A lista original de idiomas não estará mais disponível na barra lateral.
  4. O novo local do botão necessitará de mudanças para o cabeçalho da página, particularmente, mudança do local dos indicadores de página.
  5. Teremos uma reserva que não utiliza JavaScript que irá exibir uma lista com todos os idiomas para usuários sem acesso a JS.

Diretrizes de design e requisitos

Comparação entre os locais antigo e novo da funcionalidade de troca de idioma

Teste com usuários

Testes iniciais em usertesting.com

Nós realizamos testes com usuários comparando a posição atual de ligações interlínguas (na barra lateral) com a posição proposta no cabeçalho do artigo. O objetivo desses testes era determinar se as pessoas conseguem encontrar e utilizar o seletor de idiomas mais depressa do que no local anterior. Os resultados dos testes confirmaram nossa hipótese – os participantes do grupo de teste (nova posição) foram capazes de localizar o seletor de idiomas mais rapidamente que os participantes do grupo de controle (local antigo). Baseado nesses resultados, planejamos continuar explorando a troca de posição do seletor de idiomas para o novo local como parte do projeto de melhoria das área de trabalho. Mais detalhes estão disponíveis em nosso relatório integral.

Teste de ícones

Até onde sabemos, não existe um ícone "padrão", reconhecido globalmente de idiomas. O ícone que utilizamos atualmente no Vector, Minerva e Timeless possui o caractere latino "A" e o ideograma chinês "文" (que significa "idioma"). No Phabricator, existe uma discussão, incluindo um pouco de história, sobre o ícone.

Após mais discussões, determinamos que o único bom candidato para o ícone de idiomas seria um globo 🌐. Realizamos um teste simples em usertesting.com para tentar entender se o ícone do globo é mais ou menos óbvio como símbolo para idiomas do que aquele que utilizamos atualmente (que chamamos de caractere-ícone). Dos 40 participantes multilíngues: 35 adivinharam que o caractere-ícone servia para escolher idiomas, e 13 adivinharam que o globo servia para escolher idiomas (as pessoas podiam adivinhar que ambos os ícones eram para escolher idiomas, assim a soma ultrapassa o número de participantes). Estes resultados não são estaticamente significantes, mas nos ajudaram a entender duas coisas:

  1. O ícone do globo talvez não seja mais óbvio para um seletor de idiomas do que caractere-ícone;
  2. deveríamos escrever "idiomas" onde possível além de utilizar o ícone (já que ~13% das pessoas não adivinharam nenhum dos ícones servia para o seletor de idioma).

Conclusão: até que mais testes sejam feitos, continuaremos a utilizar o caractere-ícone.

Teste com editores

Em dezembro de 2019, publicamos um protótipo dos primeiros recursos do projeto das melhorias para a área de trabalho para retorno da comunidade. O protótipo apresentou uma versão ocultável da barra lateral, um largura limitada para o conteúdo, e um local mais proeminente para o botão de idiomas. Recebemos comentários detalhados de mais de 200 usuários registrados, de cinco idiomas diferentes.

Em geral, a maioria dos usuários preferiu o novo local para o seletor de idioma – eles relataram que era mais fácil encontrar do que no local antigo. As pessoas que utilizavam comumente o seletor de idiomas relataram que era mais rápido para a troca de idiomas. Vários usuários também relataram que o novo local é mais intuitivo, já que segue o padrão de outros sites multilíngues.

Enquanto várias pessoas notaram que o novo local do seletor de idiomas era mais fácil de achar, também expressaram preocupação sobre ter que clicar mais vezes para poder alterar de idioma, especialmente no caso ondem alteram frequentemente. Estamos atualmente considerando adicionar uma funcionalidade de um-clique para os idiomas utilizados mais frequentemente. O modelo abaixo representa nossas ideias atuais:

Ligações de idioma na barra de título do artigo

Teste com leitores

Entre janeiro e maio de 2020, trabalhos com Hureo, uma empresa de pesquisa com usuários com sede na Índia, para realizar um estudo de como leitores novos e casuais utilizam a interface de desktop da Wikipédia. O estudo foi separado em duas fases, com a primeira fase focando nos leitores anglófonos, e a segunda fase nos leitores bilíngues e não-anglófonos. O objetivo do estudo era compreender a experiência de leitores novos e casuais, e identificar os principais problemas que leitores novos e frequentes têm com o site atual.

Os dois grupos, tanto aquele lendo os idiomas regionais quanto aquele lendo em inglês, não estavam cientes, em geral, de que oferecemos um seletor de idiomas dentro da página. A maioria dos leitores pesquisados acessavam artigos em múltiplos idiomas realizando a busca através de motores externos.

Ao interagirem com o protótipo contendo o novo local para o seletor de idiomas, tanto os leitores novos quanto os casuais preferiram a nova posição.

Mais detalhes disponíveis no relatório integral.

Teste quantitativo

First A/B test

An was performed to compare the rates of languages switching for logged-in users with the new button on top of the page (the test group) with the previous location (the control group).

The analysis of the results showed that there was an average 44.57% decrease in total clicks on language links by logged-in users on the early adopter wikis in treatment group compared with control group.

The decrease is contradicted with our hypothesis.

After further evaluation, we hypothesize that the main reason for the decrease to be a lag in feature adoption, mainly among users that are accustomed to the previous location of the language switching functionality and users that tend to switch languages across multiple wikis.

In the latter case, this created a situation where the language switching functionality was available in different locations depending on the wiki used and whether that wikis was a part of the early adopter group for the Desktop Improvements project.

Based on the results of the A/B test, the team has began iterating on the feature to improve discoverability for the user groups identified above.

Iterations after the first A/B test

See Quantitative Testing section below for more details.

In July 2021, we moved the language button to a more convenient location at the top of the page. However, the results of our A/B test indicated that the new location of the button might be difficult to discover, especially in the following use cases:

  • For users that are accustomed to the previous location of the language switching functionality
  • For users that tend to switch languages across multiple wikis. In the latter case, this created a situation where the language switching functionality was available in different locations depending on the wiki used and whether that wikis was a an early adopter of the Desktop Improvements.

To improve on these issues, we will iterate on the implementation of the new language button with the goal of making the button easier to find across all scenarios.

List of proposed improvements:

  • Providing direction to the new location of the language button from the previous location by placing an alert in the sidebar informing users where the new location of language links is
  • Making the language switching functionality more noticeable by changing on the visual styling and appearance of the button
  • Providing direction to the new location of the language button from the current location using guided tours that will present users with a notice on where the new location of the language links is
  • Improving main pages to make it possible to present the language switching functionality in a more prominent location

These success of changes will be measured via quantitative testing across various pilot wikis.

Limitações

  • Main pages don't have page headings. As a result, by default, the language selector is placed at the bottom of the page. Communities can request to place the button at the top of the page by making a Wikimedia site request. This change requires communities to display the header and make changes to their main page. See our FAQ for more information.
  • Atualmente, a opção para uma lista compacta de idiomas não será funcional na nova versão do tema Vector, já que a funcionalidade introduzida pelo botão faz com que a opção seja irrelevante. Iremos remover esta opção para a nova versão do tema Vector em phab:T282149
  • Coordinates: On pages where coordinates are displayed at the top of the page, the language button would look best if the coordinates are displayed as page status indicators. Please see the main page for page status indicators for instructions.

Trabalhos relacionados

A Equipe de Idiomas está trabalhando em um Seletor Universal de Idiomas. Quando tiverem terminado o projeto, iremos substituir o SUI atual pela nova versão. A SUI atualizada irá, entre outras melhorias, ter suporte para dialetos de idiomas.

Plano de lançamento

Nós temos trabalhado nestas alterações durante os terceiro e quarto semestres dos anos fiscais 2020/2021 (janeiro a abril de 2020) e esperamos implantar nossa primeira versão em maio de 2021. Estaremos implantando as alterações por padrão às nossas wikis com implementação antecipada. As alterações estarão também disponíveis a todos os usuários registrados que quiserem participar da nova experiência.

Ver também