Leitura/Web/Melhorias da Área de Trabalho/Recursos/Cabeçalho

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Reading/Web/Desktop Improvements/Features/Header and the translation is 100% complete.

Como parte do projeto de Melhorias da Área de Trabalho, estamos introduzindo um novo cabeçalho.

  1. A primeira iteração deste cabeçalho inclui um logo modificado, com um tamanho reduzido (entretanto, o título e slogan permanecem no mesmo tamanho de antes).
  2. No futuro, iremos explorar a ideia de manter o cabeçalho "fixo", ou seja, acessível mesmo após rolar a página para baixo. Isto permitirá que os leitores e editores tenham acesso a funcionalidades importantes, tais como edição da página toda ou ver as páginas de discussão ou histórico, sem precisarem rolar a página de volta para o topo.

Descrição do recurso e requisitos

A primeira versão do cabeçalho consiste de um novo logo. A reconfiguração do logo permitirá que adicionemos mais funcionalidades no futuro, como o cabeçalho fixo que mencionamos acima, assim como acesso fácil à barra lateral dobrável.

A abordagem que escolhemos foi de separar o logo em três componentes: o logo, o título (o nome estilizado da wiki) e o slogan (o texto abaixo do logo, como, por exemplo, "a enciclopédia livre" para a Wikipédia). Isto permite maior flexibilidade ao definir logos tanto para este projeto, quanto para futuras iniciativas da WMF e da comunidade.

Visualmente, os logos irão aparecer in um layout horizontal, com o logo à esquerda, e o título e slogan imediatamente à sua direita (veja exemplo abaixo).

Diretrizes de design e requisitos

O design atual terá o logo em uma configuração diferente, como pode ser visto abaixo:

Limitações

O novo cabeçalho e configuração de logo introduzem diferentes limitações do antes. Em particular:

  • Os novos logos serão tags de imagem. Isto significa que armazenamento em cache deverá ser levado em conta ao mudar logos. Em outras palavras, a atualização pode levar alguns dia até que se propague por toda a wiki.
  • Os novos logos serão servidos como SVGs. Não haverá PNGs de reserva. Isto significa que em navegadores sem JavaScript os logos serão exibidos somente como texto.
  • Leia diretrizes detalhadas sobre configuração de logos.

Teste com usuários

Nós realizados testes por protótipos com editores de várias wikis. Esse teste incluiu a nova versão do cabeçalho. A maioria dos usuários relatou experiências positivas ou neutras à nova configuração de cabeçalho e logo. Entretanto, por volta de 18 dos 226 editores que testaram (aproximadamente 8%) expressaram preocupações com o tamanho do logo. A maior preocupação foi que sob a nova configuração, o logo não seria tão proeminente e memorável quanto na configuração atual. Nós concordamos com algumas dessas preocupações e iremos continua a coletar feedback quando as alterações forem implantadas em mais algumas wikis ativas.

Nós também acreditamos que qualquer efeito que isto possa ter será reduzido quando um cabeçalho persistente (fixo) for introduzido. Nosso plano atual para um cabeçalho persistente é a inclusão de uma versão inteira ou parcial do logo durante a experiência de leitura, além do acesso a outras funcionalidades.

Tendo dito isto, nós exploramos outras maneiras de dar destaque ao logo – incluindo centralizá-lo no cabeçalho, como pode ser visto neste protótipo. Baseado em comentários recebidos das wikis de teste, iremos determinar se este é um caminho que queremos explorar mais no futuro:

Protótipo do cabeçalho e tabela de conteúdos para uma interface de área de trabalho melhorada para projetos da MediaWiki.

Teste quantitativo

Como as alterações atuais do cabeçalho são somente visuais, não iremos realizar nenhum teste quantitativo direto para esta mudança. Entretanto, iremos monitorar métricas importantes, tais como a criação de contas e visualizações de páginas para verificar qualquer efeito generalizado.

Plano de lançamento

Começamos a implantação da primeira versão em maio de 2020 nas wikis da Fundação e de testes, e pretendemos passar para as wikis de implementação antecipada nos próximos meses. Veja nossa página principal de recursos para mais detalhes.