Parsoid/Parser Unification/Migração
Wikitexto é a linguagem de marcação usada pelos editores nos projetos da Wikimedia, e Parsoid é o analisador de wikitexto de última geração da Wikimedia Foundation. O Parsoid tem sido usado internamente para tarefas de edição desde 2012, mas em 2024, como parte do projeto Parser Unification , a Fundação Wikimedia começou a usar o Parsoid para gerar HTML para navegadores. Na maioria dos casos, não deve haver nenhuma alteração visível para os leitores.
Esta página contém links para mais documentação sobre o Parsoid e o processo de transição para ajudar os editores a entender as mudanças que estão sendo feitas.
O que mudou
Em novembro de 2023, uma preferência de usuário foi adicionada para permitir que usuários individuais optassem por usar o novo analisador Parsoid em todas as páginas, usando a extensão ParserMigration . O processo de inclusão (ou exclusão) é descrito nas páginas de ajuda da páginas de ajuda para a extensão ParserMigration .
Em fevereiro de 2024, algumas wikis começaram a usar o novo analisador de wikitexto Parsoid para determinadas páginas por padrão.
Um aviso ao usuário informava os leitores na primeira vez em que encontravam uma página renderizada com o Parsoid e, posteriormente, em intervalos, direcionando-os a esta página para obter informações adicionais.
Qualquer página renderizada com o Parsoid tem um link de Usar analisador antigo
na barra lateral de ferramentas do usuário, permitindo que os usuários retornem ao analisador antigo para essa página em caso de problemas.
Além disso, a preferência do usuário adicionada pela extensão ParserMigration pode ser usada para desativar permanentemente o uso do Parsoid para renderizar páginas.
Socorro, algo quebrou! Foi culpa do Parsoid?
Consulte a página Problemas conhecidos do Parsoid , que descreve algumas diferenças que podem ocorrer entre a saída do analisador legado e o Parsoid, bem como fornece links para verificar se o Parsoid é (ou não) culpado e para relatar quaisquer problemas que você descobrir.