MediaWiki 1.33

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page MediaWiki 1.33 and the translation is 100% complete.
Atenção Atenção: MediaWiki 1.33 contém um problema de segurança muito grave. Atualize para versões mais recentes do MediaWiki, se possível. Consulte Lançamento de segurança de dezembro de 2021 / Perguntas frequentes para solução alternativa se você não conseguir atualizar seu MediaWiki.

MediaWiki 1.33 é uma versão obsoleta do MediaWiki. Consulte o arquivo RELEASE NOTES para obter a lista completa de mudanças. Esta versão foi implementada nas wikis da Fundação Wikimedia, por meio da ramificação alpha "wmf " de "wmf " de 23 de outubro de 2018 a 10 de abril de 2019. A versão 1.33.0 estável foi lançada em 2 de julho de 2019. Baixe o último snapshot ou verifique o pacote REL1_33 no Git para acompanhar este lançamento. A ramificação 1.33 atingiu com a versão 1.33.4 seu fim de vida em 6 de junho de 2020.

Problemas conhecidos

  • tarefa T227147 MediaWiki impõe $wgDBprefix para terminar com o "_" caractere de conjunto, causando este erro caso contrário: InvalidArgumentException: Um prefixo não vazio deve terminar com "_".
  • tarefa T230317 Atualizar de uma versão antiga do MediaWiki (anterior a 1.15) fará com que o script de atualização falhe. Você precisará adicionar manualmente o valid_tag table antes de executar o script de atualização. Isso foi corrigido no MediaWiki 1.33.1.
  • tarefa T227662 Atualizar de uma versão antiga pode dar um erro Unknown column 'ar_comment_id' em 'where' clause. Pode ser necessário aplicar o arquivo patch-comment-table.sql manualmente.
  • tarefa T232129 A versão do ConfirmEdit empacotada com 1.33.0 apresentará erros OOUI\Exception quando um link for adicionado a uma página. Isso foi corrigido na 1.33.1 ou você pode baixar uma versão mais recente dessa extensão separadamente
  • tarefa T232273 Revisões importadas de páginas podem desaparecer após a atualização. Isso pode ser solucionado por meio de uma gambiarra ao rodar o script de manutenção cleanupUsersWithNoId.php seguido pelo migrateActors.php .

Atualizando notas

1.33 tem várias mudanças de banco de dados desde 1.32, e não irá funcionar sem atualizações de esquema. Note que devido às alterações de algumas tabelas grandes como a tabela de revisão, a atualização de esquema pode demorar um pouco (minutos em um site de tamanho médio, muitas horas em um site grande)

Não se esqueça de sempre realizar o backup da base de dados antes da atualização!

Olhe o arquivo ATUALIZAÇÃO para mais instruções de atualização detalhadas, incluindo importantes informações quando atualizar de versões anteriores a 1.11.

Algumas notas específicas para atualização de MediaWiki 1.33 estão abaixo:

  • Algumas pesquisas de link externo não irão funcionar corretamente até queupdate.php(ourefreshExternallinksIndex.php) sejam executados. Isto inclui pesquisas por links por meio de endereços de IP, nome de domínios internacionalizados e possivelmente links mailto.
  • Se você executou migrateActors.php usando uma versão mais antiga do MediaWiki e deseja executar sua wiki com $wgActorTableSchemaMigrationStage definido como SCHEMA_COMPAT_READ_OLD, observe que linhas necessárias log_search para encontrar exclusões de revisão por usuário de destino foram excluídas incorretamente. Veja T215464 para detalhes.
  • Se as remoções de revisão foram realizadas quando a wiki foi configurado com $wgActorTableSchemaMigrationStage definido como SCHEMA_COMPAT_WRITE_BOTH e sem migrateActors.php tendo sido executado, a tabela log_search pode conter linhas com valores vazios para "target_author_actor" o que evitará que pesquisas de registros para exclusões de revisão por usuário alvo encontrem essas entradas de log. Essas linhas podem ser corrigidas (re) executando migrateActors.php.

O que há de novo?

  • O recurso de bloqueios está ganhando um novo recurso, "bloqueios parciais", onde IPs e contas podem ser restringidos de editar páginas ou espaços nominais específicos. Isso está atualmente em desenvolvimento, mas pode ser ativado configurando o sinalizador de recurso $wgEnablePartialBlocks ativado. Em versões futuras, esse recurso estará disponível por padrão.
  • (task T96041) As categorias agora podem ser ocultadas de Special: UnusedCategories adicionando o novo sinalizador comportamental __EXPECTUNUSEDCATEGORY__ na página da categoria.

Idiomas atualizados

MediaWiki suporta mais de 350 idiomas. Muitas localizações são atualizadas regularmente. Abaixo, apenas os idiomas novos e removidos são listados, bem como as alterações nos idiomas por causa dos relatórios do Phabricator.

  • (task T203908) Adicionado suporte de idioma por Eastern Pwo (kjp).
  • (task T213717) Corrigido um erro de tradução em traduções de Goan Konkani (Devanagari script) (gom-deva) para NS_TEMPLATE.
  • (task T212221) Adicionado $digitTransformTable por santali (sat).
  • (task T216479) Adicionado suporte de idioma por Saisiyat (xsy).
  • (task T219728) Adicionado suporte para o novo nome da era japonesa "Reiwa".

Outras mudanças

Os administradores de sistema de atualização devem ler com atenção as notas específicas sobre a atualização. Desenvolvedores devem ler todas as notas de lançamento.

  • (task T210814) SVGs com vários valores de idioma dentro deles agora são exibidos por padrão no idioma da wiki nas páginas de imagem.
  • (task T205040) As imagens multilíngues agora são exibidas no idioma de análise atual, quando disponível.
  • Special:ActiveUsers não filtrará mais os usuários que se tornaram inativos desde a última vez que o cache de consulta de usuários ativos foi atualizado.
  • Special:CreateAccount agora avisa o usuário se o nome de usuário escolhido deve ser normalizado.
  • $wgMiserMode desativa a palavra mágica {{REVISIONID}} em espaços nominais de conteúdo. Ele é substituído por um único traço após salvar a página.

Subpáginas