Manual:Definir os grupos de utilizadores no MediaWiki

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:Setting user groups in MediaWiki and the translation is 100% complete.

Por predefinição o MediaWiki tem vários grupos de utilizadores que podem conceder a um utilizador um conjunto de permissões de utilizador. Consulte também a lista de grupos.

Especial:Privilégios de Utilizador

Versão MediaWiki:
1.10

Existe uma interface simples (Special:UserRights) para adicionar um utilizador ou remover um utilizador de um ou mais grupos de utilizadores. Para fazer isto, o utilizador ativo deve ter o código de privilégio de utilizador userrights, que por predefinição é concedido ao grupo de utilizadores Burocratas. Pode aceder diretamente a Special:UserRights ou via Special:SpecialPages na caixa de ferramentas à esquerda. Também pode ver os privilégios num grupo individual acedendo à página especial Special:UserGroupRights.

Para ajuda em como utilizar Especial:Privilégios de Utilizador, consulte Ajuda:Privilégios de Utilizador e de Grupos .

Da API

Se está a desenvolver um gadget, um robô (um robô administrador) ou outra coisa que deveria conseguir alterar os grupos de utilizadores através da API, consulte a página API:Membro do Grupo de Utilizadores .

Da linha de comandos

O script de manutenção createAndPromote.php pode adicionar grupos a um utilizador a partir da linha de comandos: php maintenance/createAndPromote.php Example --sysop

Não há como remover um grupo de um utilizador a partir da linha de comandos, sem modificar diretamente a base de dados.

Do código fonte

Se está a desenvolver uma extensão tal como um gestor de autenticação personalizado ou outra coisa que deveria conseguir alterar os grupos de utilizadores, pode dar uma vista de olhos nestes métodos:

  • User::addGroup()
  • User::removeGroup()

Como documentado numa página https://doc.wikimedia.org/mediawiki-core/master/php/User_8php_source.html.

Páginas relacionadas