Manual:Pywikibot/Resumo

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:Pywikibot/Overview and the translation is 90% complete.

Pywikibot é uma biblioteca e coleção de ferramentas Python que automatiza trabalhos em sites MediaWiki. Projetado originalmente para a Wikipédia, agora é usado em todos os projetos da Wikimedia Foundation e em muitas outras wikis MediaWiki.

O projeto iniciou em 2003 e está atualmente na versão 9.0.0. Ele possui o uso completo de API e está atualizado com os novos recursos do MediaWiki e um layout do pacote Pythonic. Mas também funciona com instalações antigas de MediaWiki 1.23 ou superior.

Pywikibot suporta Microsoft Windows, OS X e Linux quando usado com uma versão compatível de Python. Ele também deve funcionar em qualquer outro sistema operacional que possua uma versão compatível do Python instalado. Para verificar se você tem o Python instalado e identificar sua versão, basta digitar "python" no terminal.

Python 3.7 or higher is currently required to run the bot.

Python can be downloaded here.

Download

$ python -m pip install pywikibot

For more information, see here.

Componentes

Duas pastas de mestres estão presentes no arquivo da biblioteca:

  • pywikibot contém todos os arquivos principais, que irão interagir com os sites da MediaWiki. É a parte principal da biblioteca: eles são usados quando você carrega o PWB em seus próprios scripts do Python e quando você inicia as ferramentas plug-and-play.
  • scripts contém scripts já escritos, conhecidos e comprovados. Eles estão prontos para serem usados. Veja a lista e os documentos de cada um deles no Manual:Pywikibot/Scripts .

See also

Licença

Aqui você pode ver os arquivos de LICENÇA para Pywikibot.

Outras licenças