Manual: Lista de características do MediaWiki

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:MediaWiki feature list and the translation is 100% complete.

Esta página contém uma lista de recursos do software MediaWiki. Decidir se você deve usar o MediaWiki para a sua própria wiki depende do tipo de site que você deseja executar com ele. O software da Wikipédia tem muitos recursos úteis que cresceram a partir das necessidades dos usuários e das ideias dos desenvolvedores - mas mais recursos também significam mais complexidade.

Antes que você decida usar o MediaWiki, por favor, dê uma olhada em outros mecanismos Wiki (consulte esta lista ou esta comparação) e veja se um deles pode atender melhor às suas necessidades.

Os pedidos de novos recursos devem ser enviados ao Bugzilla.

Eu quero o MediaWiki?

O software MediaWiki e suas extensões têm características e benefícios, vantagens e desvantagens, prós e contras, e, a despeito dos fins pretendidos por alguém, o software MediaWiki e suas extensões podem ser usados para propósitos inteligentes, únicos, criativos, não previstos pelos programadores originais ou outros instaladores. Aqui está uma breve lista de características e benefícios do MediaWiki. Se você desenvolver uma lista equivalente de seus próprios objetivos e recursos, você poderá comparar esta lista à sua, e ver onde há correspondência ou incompatibilidade. Precisa de mais ajuda para decidir? Há grupos abertos de discussão na web e páginas de discussão por trás de cada página principal do MediaWiki onde você pode procurar conexão com as experiências de outras pessoas.

Exemplo de lista de recursos das páginas 13 a 14, no livro "Guia do tutorial dos administradores do MediaWiki: Instale, gerencie e personalize sua instalação do MediaWiki "por Mizanur Rahman, 2007 http://www.packtpub.com/
Característica Benefício Seus objetivos Seus recursos
Fácil navegação: Fácil de contribuir sem muito treinamento... ... ...
Edição, Formatação e Referenciação: Gerenciar e encontrar conteúdo... ... ...
Mudanças na aparência e funcionamento: Personalizável com as suas preferências... ... ...
Carregamento de arquivos: Gerenciamento e compartilhamento de conteúdo... ... ...
Suporte multilíngue: O suporte ao UTF-8 permite que um trecho de software seja alterado para todos os idiomas ...    
Gerenciamento de usuários: Controle de acesso e segurança ...    
Syndication: Compartilhe as informações de seu site ...    
... e mais ... ... ... ...

Por favor, melhore e expanda as características e benefícios da tabela acima para ajudar os visitantes a melhor entenderem o que estão conhecendo. Obrigado!

Um problema recorrente é que os administradores de sistemas decidem criar uma wiki, sem levar em conta muitas questões. Após o preenchimento do quadro anterior, faça a si mesmo as seguintes perguntas, para ver se uma wiki é o software ideal para você:

  1. Qual é o propósito pretendido do meu site?
    Wikis são ideais para edição colaborativa e criação de conteúdo; elas não estão muito bem adaptadas para outros fins, como blogs. Considere se uma wiki é uma opção adequada para seus objetivos.
  2. A quantos usuários esta wiki será exposta?
    Com poucas exceções, a instalação de um software wiki é desnecessária quando há um grupo muito pequeno de pessoas interessadas em editar a wiki. Quanto maior for a base de usuários, maior a probabilidade de uma wiki fazer mais sentido para você.
  3. Quantos editores ativos posso esperar que editem minha wiki?
    Wikis, devido à sua natureza aberta, exigem alguma manutenção. Quanto maior for a base de editores, mais mãos disponíveis para executar as tarefas de manutenção.
  4. O que posso fazer com o MediaWiki?
    O MediaWiki é um motor wiki extremamente versátil; é relativamente fácil de instalar, mas o mais importante, permite a utilização e criação de extensões. Elas permitem que a sua instalação do MediaWiki seja extremamente personalizável com algum conhecimento de PHP. Com a devida motivação, o MediaWiki pode ser usado para fazer quase qualquer coisa.
  5. O MediaWiki é a opção certa para mim?
    O MediaWiki tem suas limitações. Uma limitação mais importante é que o MediaWiki não se destina a ser uma lista de controle de acesso. A razão de existir do MediaWiki é fornecer conteúdo aberto; embora versões recentes tenham um modelo de segurança muito mais forte, ainda existem lacunas significativas na segurança de acesso baseado em indivíduos.


Como devo configurar o MediaWiki?

Se você decidiu que o MediaWiki é de fato uma solução adequada, ainda há mais coisas a considerar.

Essas questões irão certamente ajudá-lo a decidir como configurar o seu wiki, de uma forma que lhe permitirá minimizar os problemas, a longo prazo:

  1. Quem eu quero que leia minha wiki?
    Apesar de todos os problemas com restrições de página baseada em indivíduos, o MediaWiki pode ser configurado para restringir ou permitir o acesso a todos. Então, pergunte-se se você quer que todos na Internet vejam o conteúdo de sua wiki, ou se você quer restringir esse privilégio para aqueles usuários que criaram contas em sua wiki.
  2. Quem eu quero que edite minha wiki?
    Talvez a pergunta mais comum seja se você deseja permitir que todos possam editar sua wiki, semelhante ao modelo da Wikipédia. O MediaWiki permite restrições de escrita refinadas; você pode permitir que usuários não registrados editem páginas de discussão, por exemplo, mas permitir que apenas usuários com contas com determinada quantidade de tempo editem suas páginas de conteúdo. Você pode restringir a edição a sysops, ou mesmo a um grupo de usuários personalizado que você criar e delegar.
  3. Quem eu quero que crie uma conta na minha wiki?
    Dependendo de algumas das respostas para as perguntas acima, você pode decidir restringir quem pode criar contas em uma wiki. Você pode permitir que qualquer pessoa crie contas; ou você mesmo pode designar esse privilégio para os administradores, que então serão responsáveis pela criação de contas para novos usuários através de algum processo de sua escolha.
  4. Que poderes eu quero que cada grupo de usuários tenha?
    Uma das questões mais importantes que você precisa responder é essa. Conceder ou remover privilégios para um grupo pode ser extremamente controverso em uma grande wiki, por isso, ter uma boa idéia do que cada usuário deve ser capaz de fazer é fundamental. Você quer que usuários não registrados criem páginas? Você quer que usuários registrados criem páginas? Você quer que os administradores da wiki sejam capazes de bloquear e excluir páginas, ou você deseja estender mais privilégios a eles? Quem é responsável pela concessão de mais privilégios? Quem é responsável por removê-los? Quem você quer que tenha poderes mais refinados, como supervisão, checkuser, e reversão?
    See Manual:Direitos de usuário e Help:User rights management para mais ideias e informações.
  5. Quais extensões devo instalar?
    Com poucas exceções, as extensões são fáceis de adicionar, seja durante a instalação da wiki, ou após alguns anos que a wiki estiver sendo executada.
  6. Preciso gerenciar dados estruturados?
    Para o gerenciando dados estruturados no MediaWiki, existem várias extensões dedicadas.

Com essas respostas, você deve ser capaz de configurar os aspectos mais críticos de sua wiki. Você pode avançar para iniciar o processo de instalação em seu sistema operacional.

Aparência e experiência

  • Links com atalhos, a disposição depende da skin.
  • Temas - Maneiras diferentes de apresentar o site
  • Estilos do usuário: Os usuários podem adaptar a aparência e funcionalidade do site através de CSS em suas páginas de usuário.
  • "Stub" threshold: Os usuários podem ver links para artigos abaixo de um certo tamanho renderizado em uma cor diferente.
  • Versões para impressão do artigo podem ser geradas.
  • Cabeçalhos com auto-numeração em um artigo (opcional).
  • Âncoras intra-páginas (geradas automaticamente para cabeçalhos, e também com <div id="tagname">...</div>).
  • Geração automática de índice de conteúdo para artigos longos (opcional).
  • Transforma automaticamente números ISBN em links para uma lista editável de livrarias.
  • Saída compatível com XHTML ou HTML5 (ou muito perto disso), integração bem organizada.

Multimídia e extensões

  • A função de upload de arquivo permite o upload de arquivos de imagem ou som, consulteSpecial:Upload para vê-lo em funcioamento, e Fazendo upload de arquivos para descrição detalhada. Os arquivos carregados são listados em Mudanças Recentes e também são registrada em Special:Log/upload.
  • Fórmulas matemáticas usando sintaxe LaTeX - See Extensão:Math and Manual:Mathoid
  • Redimensionamento automático de imagens usando ImageMagick ou libgd, sintaxe simples para caption e alihamento de imagens.
  • WikiHiero para hieroglifos egípcios (é necessária instalação de componentes separados)
  • Graph - para qualquer tipo de gráfico (precisa de componentes instalados separados)

Monitorando edições

  • Lista de páginas vigiadas Toda página tem um link "Monitorar este artigo para mim". Utilização da Special:Watchlist para monitorar mudanças nos artigos que você declara interessantes; artigos monitorados também ficam em negrito na lista Mudanças recentes.
  • Contribuições do usuário na barra lateral de cada usuário lista todos artigos no qual o usuário trabalhou, conforme a base de dados.
  • Mudanças recentes estendida com collapse dinâmico das edições para o mesmo artigo e links rápidos para efetuar o diff entre edições, mostrar o artigo, histórico, mostrar a página do usuário, mostrar a página de discussão, ou bloquear usuários (para sysops)
  • "Mudanças relacionadas": Visualize uma versão filtrada das Mudanças Recentes para páginas ligadas à página atual.
  • Diffs lado a lado - os diffs são mostrados lado a lado, e partes modificadas de linhas são destacadas, tornando mais fácil ver o que é o que. Além disso, um diff é exibido durante uma edição conflitante, de forma que você veja exatamento o que precisa reintegrar.
  • Nomes reais - Os usuários podem (opcionalmente) especificar um "nome real" que desejem usar para créditos de autoria.
  • Créditos na página. Os administradores podem habilitar um parágrafo na página dando crédito aos editores que trabalharam na página.

Estruturas e sintaxe

  • Por padrão, é permitido somente o uso restrito de HTML. Há uma opção para uso completo do HTML.
  • Sintaxe de edição baseada no UseMod, com suporte para misturar a sintaxe wiki com HTML. Apenas links livres são suportados para fazer ligações, não CamelCase (decisão deliberada de design).
  • Namespaces permitir separação de conteúdo (para endereçar o espaço para nome, use o sintaxe [[Namespace:Page title]]).
    • Discussão (Talk:) as páginas são separadas das páginas do artigo, as páginas "meta" do projeto podem ser separadas das páginas de conteúdo, as páginas de imagem são usadas para descrições de imagens.
    • MediaWiki: namespace contém todos os textos da interface do usuário, para que possam ser editados como qualquer outra página do wiki
    • Predefinição: namespace para mensagens personalizadas. As Predefinições podem conter variáveis de cadeia que são substituídas por certos valores passados para o modelo a partir da página de chamada.
  • Transclusão de páginas arbitrárias em qualquer namespace: {{:Page Name}}. Veja Predefinições
  • Ligação de extensão de palavras: Se você incluir um link do formulário $1, ou $2, o sistema irá exibi-lo automaticamente como se você tivesse digitado $3 ou $4, respectivamente, economizando alguma digitação.
  • Esconderijo parentético ("barras verticais") Se você incluir um link do formulário [[kernel (mathematics)|]], a porção parentética será escondida no link: kernel. Isso é útil para desambiguar diferentes significados de uma palavra sem tornar o link muito difícil ou desordenar o texto dos artigos. Isso também funciona com o corte de namespaces quando você deseja um link mais limpo: [[Wikipedia:Copyrights|]] becomes Copyrights
  • Link para seções individuais de um artigo, por exemplo Manual:MediaWiki feature list/pt-br#Editing (esses links podem se tornar inválidos se as seções forem renomeadas ou removidas.)
  • Suporte para subpáginas (link para "Foo/Barra" do "Foo" por apenas digitando "/Bar", "Foo/Barra" contém um ligação de volta para "Foo"), estes podem ser ativados ou desativados pelo nome do espaço (por exemplo, a Wikipédia atualmente suporta subpáginas em páginas de discussão, para facilitar o arquivamento e em páginas de usuários, para dar aos usuários espaço para páginas pessoais)
  • Palavras-chave especiais para inserir dados dinâmicos como o nome da página atual, a data atual, o número de artigos, etc.
  • Múltiplas Categorias podem ser atribuídos a qualquer página, incluindo as próprias categorias, criando uma hierarquia de categorias. As páginas de categoria listam automaticamente todas as páginas que lhes são atribuídas, incluindo subcategorias. As categorias permitem a classificação e navegação hierárquica do conteúdo.

Edições

  • Edição de seção - Os usuários podem habilitar uma opção que lhes permite editar seções individuais de um artigo (separadas por manchetes) em vez de carregar todo o artigo.
  • Editar barra de ferramentas (Com base em JavaScript) para formatar texto como bold, itálico etc. (funciona completamente no Mozilla e IE, outros navegadores usam para mostrar a sintaxe, mas não podem formatar texto dentro da área de texto porque sua implementação de JavaScript não o suporta). Se o JavaScript estiver desabilitado, a barra de ferramentas não será exibida.
  • Editar sumário que é mostrado em "Mudanças recentes". Será preenchido com o título da seção ao editar a seção.
  • Edição de clique duplo: Os usuários podem habilitar uma opção que lhes permite editar artigos clicando duas vezes neles.
  • Editar visualização (pode ser exibido antes ou depois da caixa de edição)
  • Lidar com editar conflitos (página sendo salva por um usuário enquanto ainda está sendo editada por outro, depois salva novamente). O MediaWiki irá mesclar as alterações automaticamente se possível e de outra forma exigir que o usuário faça uma mesclagem manual.
  • Marcar edições como menor; os usuários podem decidir ocultar essas edições da Lista de mudanças recentes. Somente usuários registrados podem marcar as edições como menores.

Spam e vandalismo

Discussões

  • Páginas de discussão: Cada usuário (incluindo todos os usuários anônimos) e cada artigo tem uma página associada onde as mensagens podem ser deixadas. Estes são namespaces separados (veja acima), "Discussão:" e "Discussão do usuário:".
  • Notificação de mensagem (o usuário recebe um aviso "Você tem novas mensagens" se alguém tiver editado a página de discussão do usuário); isso também funciona para usuários anônimos, mas não para usuários IP "compartilhados"
  • Assinatura automática: Basta digitar três tils (~) ao editar e, ao salvar a página, ela será substituída por seu nome de usuário e um link para sua página de usuário. Se você usar quatro tildes, a data atual também será adicionada. Principalmente destinado a páginas de Discussão.
  • Suporte para enviar e-mail aos usuários através do wiki (endereço de e-mail não mostrado ao usuário)

Suporte multi-idioma

Backend

  • Orientado a banco de dados (MySQL/MariaDB, PostgreSQL, e SQlite são suportados)
  • Cache do analisador: as páginas renderizadas são armazenadas em cache para reduzir o processamento redundante
  • Output caching: a saída completa da página pode ser opcionalmente salva como arquivos HTML estáticos para servir a outros clientes; suporte para proxies do Squid
  • Cookie baseado conta e sistema de login, mas os usuários anônimos também podem editar páginas
  • Todas as revisões de um artigo são armazenados (opcionalmente comprimidos)
  • RSS distribuição disponível para muitas páginas especiais, como Special:Newpages e Special:Recentchanges
  • Metadados RDF


Permissões

  • Direitos diferentes para usuários anônimos, usuários cadastrados, sysops, burocratas e desenvolvedores.
  • Usuários cadastrados podem:
    • mover e renomear páginas
    • fazer upload de arquivos
    • Ter e usar uma lista de páginas vigiadas
    • marque as edições como "pequenas edições" (por exemplo, correção de erros de digitação)
  • Admins/Sysops pode:
    • proteger páginas de edição
    • excluir e restaurar páginas
    • editar páginas protegidas
    • banir usuários por endereço IP
    • banir usuários por nome de usuário, se essa opção estiver ativada
  • Burocratas podem:
    • criar sysops
    • renomear usuários
    • função de bots
  • Desenvolvedores podem:
    • bloquear o banco de dados
    • executar várias tarefas de manutenção
  • Outros esquemas de permissão (por exemplo. somente usuários conectados podem editar páginas) pode ser configurado.

Pesquisa e consultas

  • Pesquisa de texto completo
  • Botão "Ir" permite a visualização direta do conteúdo de um artigo especificado (tenta perto da correspondência se não houver um hit exato)
  • "O que liga aqui": Ver páginas que apontam para a página atual (backlinks)
  • Páginas de relatórios especiais:
    • Novas páginas: lista de artigos recém-criados
    • Páginas antigas: artigos classificados por timestamp, crescente
    • Lista de imagens
    • Lista de usuários
    • Estatísticas do site
    • Artigos órfãos (artigos que não têm links apontando para eles)
    • Imagens órfãs
    • Artigos populares (artigos por número de visitas, só funcionam se os contadores estiverem habilitados)
    • Artigos mais procurados (artigos inexistentes classificados por número de links apontando para eles)
    • Artigos curtos
    • Artigos longos
    • Lista de todas as páginas por título
  • API Query - permite acesso por script a vários metadados

Diversos

  • Função de exibição de artigo aleatório
  • Os usuários podem configurar seu fuso horário, que é usado em todos os registros de data e hora do relatório
  • Os atributos de muitas páginas de relatório (número de resultados etc.) podem ser definidos nas preferências do usuário

Conjunto vazio de páginas de ajuda

Observe que os arquivos na instalação contêm muitos links apontando para documentos que não estão incluídos no download. O mais importante é o conjunto vazio de arquivos de ajuda, que será necessário para qualquer novo usuário do site. Para remediar esses links quebrados, você deve (a) exportar deste site ou copie e modifique manualmente as páginas de ajuda para sua instalação ou (b) modificar os parâmetros da instalação para alterar os alvos do link de ajuda para este site, sendo que ambos podem exigir um investimento de tempo substancial.