Manual:Scripts de manutenção

From MediaWiki.org
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Manual:Maintenance scripts and the translation is 80% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎magyar • ‎polski • ‎português • ‎português do Brasil • ‎čeština • ‎русский • ‎हिन्दी • ‎中文 • ‎日本語
Community Noun project 2280.svg Usuários Octicons-terminal.svg Administradores de sistema Source code project 1171.svg Desenvolvedores OOjs UI icon language-ltr.svg Tradutores

Os scripts de manutenção são usados para executar várias tarefas administrativas, de importação, manutenção, elaboração de relatórios e atualização. Os scripts são escritos em PHP e ficam no subdiretório maintenance das instalações do MediaWiki.

Existem dezenas de scripts, com diferentes níveis de uso e de qualidade - por causa disso, é melhor ler atentamente a documentação em um script antes de usá-lo. Se um script não estiver documentado, requer que sejam tomados cuidados adicionais.

Configuração

As variáveis ​​de configuração $wgDBadminuser e $wgDBadminpassword devem ser definidas para execução de alguns scripts de manutenção. Os valores para essas variáveis ​​diferem de acordo com o mecanismo do banco de dados usado para alimentar sua instalação do MediaWiki. If not configured, it will use the user configured in Manual:$wgDBuser .

MySQL

Alguns dos scripts de manutenção requerem permissões de banco de dados que, por razões de segurança, a conta do principal banco de dados do MediaWiki não deve ter. Uma conta de banco de dados separada com privilégios de 'superusuário' para apenas o banco de dados do MediaWiki deve ser criado (se ele ainda não existir.) Se o banco de dados que você usa para MediaWiki é chamado wikidb, então o seguinte código SQL criaria esse usuário que pode exercer privilégios de 'superusuário' no localhost.:

GRANT ALL PRIVILEGES ON wikidb.* TO 'wikidbadmin'@'localhost' IDENTIFIED BY 'strong-password';

Uma vez que a conta existe, o nome da conta deve ser definido na variável de configuração $wgDBadminuser. Como outras variáveis ​​de configuração, $wgDBadminuser deve ser definido no arquivo LocalSettings.php. Uma senha para $wgDBadminuser deve ser definida na variável de configuração $wgDBadminpassword.

PostgreSQL

O PostgreSQL usa um modelo de segurança diferente do MySQL, a mesma conta do servidor PostgreSQL utilizada para a operação diárias da instalação do MediaWiki também deve ser utilizado para a execução dos scripts de manutenção. Isso é necessário para garantir que o proprietário das novas tabelas criadas pelos scripts de manutenção esteja definido corretamente. Use: $wgDBadminuser para $wgDBuser e $wgDBadminpassword para $wgDBpassword.

Executando os scripts

Example of IP address and FTP user name and password on the Godaddy.com hosting site.

Os scripts de manutenção devem ser executados a partir da linha de comando. Os usuários que não acessam o servidor diretamente do seu terminal geralmente estabelecerão uma conexão através do ssh. Para usuários Linux/Unix, isso é usando o cliente ssh em um shell. Para usuários do Windows, é necessário o uso de uma aplicação de cliente ssh, como a apresentada abaixo.

Usuários do Windows: Programa necessário: PuTTY ou qualquer emulador de terminal

Sob o nome de host (ou endereço IP) digite o endereço IP de seu site de hospedagem web.
  • Passo 2: No PuTTy, sob o nome do host (ou endereço IP) digite o endereço IP de seu site de hospedagem web (Entre em contato com seu provedor, se necessário) e clique em Open.
Na linha login as: digite o nome de usuário FTP.
  • Passo 3: Uma tela de comando irá aparecer. Na linha login as:, digite o nome de usuário FTP.
Na linha FTP user name@IP Address's password: digite a senha FTP.
  • Passo 4: Digite a senha FTP.
A linha de comando do PuTTY.
  • Passo 5: Altere o diretório atual para o subdiretório de manutenção. Você pode digitar pwd para ver em qual pasta você está atualmente. A pasta maintenance está na pasta raiz do Mediawiki.
$ cd maintenance
  • Passo 6: Execute o script de manutenção que precisa ser executado:
$ php rebuildall.php
Se aparecer um erro (por exemplo: php.exe is no valid Win32 application), tente o seguinte:
$ php-cgi rebuildall.php
No Windows, o comando é;
$ C:\path\to\php\php-win.exe C:\path\to\mediawiki\maintenance\rebuildall.php
'Se o seu script não funcionar, e despejar um monte de mensagens de erro, a primeira coisa a fazer é definir a variável de ambiente MW_INSTALL_PATH para apontar para o diretório raiz da sua instalação do MediaWiki. Isso ajudará os scripts a encontrar os arquivos necessários, e é particularmente relevante quando executar scripts de manutenção fornecidos por extensões de terceiros.'

Opções de linha de comando padrão

Quase todos os scripts PHP no diretório /maintenance suportam várias opções padrão:

--help
Exibe a mensagem de ajuda
--conf <path>
Localização do arquivo LocalSettings.php, se não for o padrão (no diretório principal do script)
--dbuser <username>
A conta de banco de dados a ser usada, ao invés de ser especificada em LocalSettings.php, não é obrigatório em scripts que não exigem uma conexão de banco de dados ou quando é usado o backend do SQLite.
--dbpass <password>
Senha de banco de dados para uso, não é usado para os scripts que não exigem uma conexão de banco de dados ou quando o backend de banco de dados SQLite é utilizado.
--globals
Variáveis globais de saída no final do processamento para depuração
--memory-limit <value>
Define o limite de memória para o script. Aceita números ordinários, abreviaturas php.ini padrão (1024K, 20M, 1G), max se não houver limite (será usado por padrão se omitido) e default se não houver alterações. Disponível desde o MediaWiki 1.17. (introduzido na 1.17)
--quiet
Suprime a saída sem erro
--wiki <id>
ID wiki para wiki farms. Pode ser dbname ou dbname-prefix do formulário. O arquivo LocalSettings.php será executado com as constantes MW_DB e MW_PREFIX definida adequadamente.
--profiler
Profiler output format (usually "text"). (introduzido na 1.22)
--mwdebug
Enable built-in MediaWiki development settings. (introduzido na 1.31)

Instâncias do MediaWiki que usam links simbólicos

Nos casos em que os arquivos php do MediaWiki tem link simbólico em uma instalação central, você terá que especificar ao script de manutenção o caminho do arquivo LocalSettings.php. Por exemplo:

php maintenance/importImages.php --conf /var/wwwdata/website.org/wiki/LocalSettings.php /tmp/wikiimages .jpg .png .svg

Caso contrário, você obterá este erro:

A copy of your installation's LocalSettings.php
must exist and be readable in the source directory.


MediaWiki installs that use shared settings (family type)

Sometimes MediaWiki is installed as a family for many languages and settings (LocalSettings.php) are split to common part and language parts (see Manual:Wiki family#Shared Settings ) where common part is located outside of /w directory and accessed using relative link (require_once "../ExtensionSettings.php";). In this case maintenance scripts will not work when running them in /w/maintenance directory. Run them from /w directory instead:

$ php maintenance/rebuildall.php

Sem acesso ao shell

Em muitos hosts compartilhados, você não terá acesso ao shell. As seguintes extensões podem ser úteis para executar scripts de manutenção através da web: Extension:Maintenance e Extension:MaintenanceShell.

Lista de scripts de manutenção

Em vez dessa lista provavelmente desactualizada,

Aqui está a lista de arquivos incluídos no subdiretório maintenance localizado no diretório raiz de uma instalação do MediaWiki. Você pode contribuir para este manual, mantendo esta lista atualizada, acrescentando uma descrição do propósito específico destes arquivos e de como um administrador deve usá-los (os exemplos de linha de comando, etc.) Be aware that these were created and named on an ad hoc basis so have some usability issues.

maintenance/

maintenance/archives

maintenance/benchmarks

maintenance/dev/includes

maintenance/language

maintenance/oracle

maintenance/storage

maintenance/term

Ver também