Manual:Instalando o MediaWiki

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:Installing MediaWiki and the translation is 59% complete.
Outdated translations are marked like this.

Essa página encobre todos os passos para instalar e configurar manualmente o MediaWiki.

A instalação do MediaWiki requer familiaridade básica com web host. Será mais fácil se você já possuir alguma experiência com Apache (web server software), PHP e MySQL/MariaDB (database) Ajuda adicional disponível a partir de Project: Support desk

A seção Apêndices abaixo mostra algumas alternativas a instalação manual. A seção Apêndices também provém notas da instalação em configurações de sistema específicas.

Se você já instalou o MediaWiki, veja o Guia de Melhoramento.

Verificando os Requisitos de Instalação

Verifique se o seu sistema corresponde aos requisitos de instalação.

Make sure to also check the Notas de lançamento of the MediaWiki version that you plan to install.

Baixar o software MediaWiki

Baixe o arquivo tar do MediaWiki da página oficial de baixar.

Geralmente, se estiver usando um ambiente de produção, você deseja executar a versão estável mais recente, que é MediaWiki 1.41.0.

Extraia o software MediaWiki

Os arquivos baixados estarão no formato .tar.gz, então deverão ser descomprimidos antes de serem usados. Você precisa descompactar este arquivo antes de usá-los. Isto pode ser feito localmente (e então subido via FTP) ou diretamente em seu servidor.

No Windows, a descompactação pode ser feita com programas como 7-Zip (grátis), WinZip, WinRAR ou IZArc (grátis).

No Linux e Mac OS X, você pode descompactar o arquivo usando este comando: tar -xzvf mediawiki-*.tar.gz

If you uncompress the archive file while being the root/admin user, you may want to change file ownership afterwards, depending on your setup. On Linux systems, the command would be using chown as the following: chown -R <new_owner_user> <mediawiki_folder> More info: Manual:Security#File_permissions


Fazer upload de arquivos para seu sevidor

Se você ainda não carregou os arquivos para seu servidor web, carregue agora.

É possível fazer o upload dos arquivos para o diretório de seu servidor web:

  1. copiando diretamente a pasta descompactada ou
  1. usando um cliente FTP como FileZilla (Software de código aberto, com versões para Windows, OSX e Linux) ou Cyberduck (OSX).
  1. by using software already provided by your hosting service, such as the cPanel File Manager

Se sua ferramenta de carregamento tiver uma opção "alterar nomes de arquivo para minúsculas", então você deve desabilitar isso.

Se você instalou o Apache, o diretório correto é especificado em seu httpd.conf file (é o diretiva, tipicamente $1 ou {{$2|apache-folder}}). By default, this is /var/www/ or <apache-folder>/htdocs.

The exact location of the Apache server settings and directories file httpd.conf depends on your operating system. Nota: Isso mudou em Ubuntu 14.04 com Apache 2.4.7 onde o arquivo de configuração primário para configurações e diretórios do servidor Apache é /etc/apache2/apache2.conf. In Red Hat and Fedora, the file is /etc/httpd/conf/httpd.conf.

Renomeie a pasta que subiu como você quiser que seja na URL. Se seu servidor web estiver rodando como http://localhost por exemplo, ao renomear o diretório para /w/ significará que você acessará seu wiki em http://localhost/w/index.php.

Do not use /wiki/ if you want to set it up as a Short URL after running the installation script.

Definir o banco de dados

O MediaWiki solicitará a base de dados e nome de usuário, e tentará criá-los, se não existirem ainda.

Se você já tem um servidor de base de dados e sabe a senha do root para ele, o instalador do MediaWiki poderá criar uma nova base de dados pra você.

Se você não souber a senha do usuário root, por exemplo, se você estiver em um servidor hospedado, você terá que criar um novo banco de dados antes de executar o script de instalação do MediaWiki na próxima seção.

MariaDB/MySQL are the recommended databases. PostgreSQL and SQLite have limited support and should not be used unless there is a reason to. Se você não tiver certeza sobre qual banco de dados escolher, use o MariaDB, pois é o melhor suportado pelo MediaWiki.

After finishing the database setup, continue with #Run the installation script below.

SQLite

No further setup is required for SQLite if the pdo-sqlite module for PHP is installed on the system.

Na página de instalação, você deverá escolher o nome da base de dados (que pode ser qualquer um) e o diretório da base de dados SQLite. Para o diretório da base de dados, o instalador tentará usar um subdiretório fora do document root, e irá criá-lo se necessário. Se este diretório não for seguro (por exemplo, puder ser lido via web), mude-o manualmente para evitar que fique acessível a todos na web.

MariaDB/MySQL

Create the MariaDB/MySQL database and database user. There are several ways:

  • Use a control panel software offered by your Hosting service (example: PhpMyAdmin)
  • Use ssh to log into your host and type the commands below into a MySQL prompt. Consulte a documentação correspondente. Opcionalmente, entre em contato com seu provedor para que eles criem esta conta para você.

The following commands create a database named my_wiki, a user named wikiuser, and set permissions for the user on that database.

CREATE DATABASE my_wiki;
CREATE USER 'wikiuser'@'localhost' IDENTIFIED BY 'database_password';
GRANT ALL PRIVILEGES ON my_wiki.* TO 'wikiuser'@'localhost' WITH GRANT OPTION;

Se sua base de dados não estiver rodando no mesmo servidor de ser servidor web, você precisará fornecer o hostname de seu servidor web -- mediawiki.example.com no meu exemplo -- como se segue:

GRANT ALL PRIVILEGES ON my_wiki.* TO 'wikiuser'@'mediawiki.example.com' IDENTIFIED BY 'database_password';
Atenção Atenção: O MySQL/MariaDB no UNIX/Linux registra todas queries enviadas a ele em um arquivo, que incluirá a senha que você usou para a conta do usuário. Se isto for preocupante para você, apague seu arquivo .mysql_history após rodar estas queries.

PostgreSQL

Se você estiver usando o PostgreSQL, precisará, ou ter uma base de dados e usuário já criados para você, ou simplesmente fornecer o nome de um usuário do PostgreSQL com privilégios de "superusuário" para efetuar a configuração. Com frequência, este é o usuário do banco de dados chamado postgres

Os seguintes comandos em uma linha de comando Linux, como usuário postgres, criam um usuário de banco de dados chamado wikiuser, e um banco de dados chamado my_wiki de propriedade do usuário chamado wikiuser.

 createuser -S -D -R -P -E wikiuser (então insira a senha)
 createdb -O wikiuser my_wiki

ou como superusuário (que por padrão é postgres) execute os seguintes comandos no prompt da base de dados:

CREATE USER wikiuser WITH NOCREATEDB NOCREATEROLE NOSUPERUSER ENCRYPTED PASSWORD 'database_password';
CREATE DATABASE my_wiki WITH OWNER wikiuser;

Atenção para a lista de problemas conhecidos ao rodar o MediaWiki com PostgreSQL.

Executar o script de instalação

Uma vez completados os passos acima, você poderá completar a instalação através do navegador de internet, acessando a URI index.php em seu navegador -- verifique as instruções mencionadas em Manual:Comando de Configuração .

Configuração extra

Mantenha atualizado!

Uma vez instalado, tenha certeza de manter atualizado, e manter seu servidor seguro!

Inscreva-se na lista de anúncios de lançamentos do MediaWiki.

Anexos

Alternativas à instalação manual

Manual installation is often the preferred method because it gives the user more control and insight into how their wiki is installed, making troubleshooting and maintenance easier. Automated processes, packages, bundles, and services all come with their own idiosyncrasies.

Em vez de instalar o MediaWiki manualmente, as opções alternativas podem ser mais fáceis:

Ao criar uma conta root, use uma senha que você se lembrará.

Consulte também o comparison of distribution options

Instruções específicas do sistema

As páginas listadas em Manual:Ajuda específica do sistema operacional fornecem instruções de instalação mais detalhadas destinadas a sistemas específicos.

Entretanto, na maioria dos casos, estes documentos por sistema são menos conservados e nem sempre podem estar atualizados. Primeiro consulte Instalando o MediaWiki (esta página) antes de examinar a documentação de instalação por sistema.

Executando múltiplas wikis

Consultar Manual:FAQ#Instalação e configuração.

Importar uma base de dados wiki existente

Consultar Manual:FAQ#Instalação e configuração.

Ver também