Manual:O que é o MediaWiki?

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:What is MediaWiki? and the translation is 100% complete.

Logotipo MediaWiki

MediaWiki é um software livre baseado em servidor, licenciado nos termos da GNU - Licença Pública Geral (GPL). Foi criado para servir a um website que recebe milhões de acessos por dia.

Você provavelmente conhece a Wikipédia, a enciclopédia livre. A Wikipédia é construída sobre o software MediaWiki.

As palavras "wiki", "Wikimedia" e "MediaWiki" causaram alguma confusão.

Para aprender mais sobre essas palavras, leia a Diferenças entre Wikipedia, Wikimedia, MediaWiki e wiki onde isso é explicado.

Visão geral

O MediaWiki é um programa extremamente poderoso e escalável, e uma implementação de wikis ricas em funcionalidades que utiliza o PHP para processar e exibir os dados armazenados na sua base de dados, tal como MySQL.

As páginas utilizam o formato de wikitexto do MediaWiki, para que pessoas usuárias sem conhecimento de HTML ou CSS possam editá-las facilmente.

Quando um usuário publica uma edição de página, o MediaWiki insere a edição na base de dados sem eliminar as versões anteriores da página, permitindo assim uma fácil reversão da edição em casos de vandalismo ou spamming. Permite também a gestão de imagens e arquivos multimídia, que são armazenados no sistema de arquivos. Para wikis grandes com muitas pessoas usuárias, o MediaWiki tem cache e pode ser facilmente integrado com servidores proxy. Com extensões dedicadas, o MediaWiki também pode manipular dados estruturados.

O que o MediaWiki é...

O Mediawiki é software para criar wikis.
Se você não sabe o que é uma wiki, leia este artigo na Wikipédia antes de continuar!
O Mediawiki é software para servidores.
Como acontece com qualquer software que você exponha à internet, pode existir erros ou problemas de segurança. Não instale o MediaWiki, a menos que pretenda manter-se em dia com as atualizações de segurança (por favor, inscreva-se para receber avisos das atualizações de segurança).
O MediaWiki é voltado para as necessidades dos projetos da Fundação Wikimedia.
O programa foi desenvolvido primeiramente para ser executado em um grande aglomerado ("farm") de servidores para a Wikipédia e projetos relacionados. As funcionalidades, o desempenho, as possibilidades de configuração, a facilidade de uso, etc., são muitas vezes projetados por esse prisma; se as suas necessidades forem radicalmente diferentes, este software pode não ser adequado para você.
O MediaWiki é um software livre.
Nenhuma garantia de qualquer tipo é fornecida.

Experimente o Wikitexto

Wikitexto básico (marcação wiki)

Sim, você pode modificar páginas facilmente e publicar (temporariamente) parágrafos experimentais, podendo até destruir por completo (temporariamente) uma página de uma wiki. Não é necessário ter quaisquer conhecimentos de programação para fazê-lo.

Sugerimos que experimente estas operações na nossa página de testes. E pedimos que restrinja os seus testes a essa página: os administradores podem não ver com bons olhos a vandalização das restantes.

Você também pode consultar a cábula, que contém comandos básicos de formatação.

Algumas coisas que o MediaWiki não faz tão bem...

  • Devido ao MediaWiki ter sido projetado para conteúdo aberto, muitas vezes não é adequado para situações em que você deseja restringir o acesso a uma parte da wiki. O MediaWiki pode hospedar uma wiki na rede interna de uma organização, onde só quem pertence à organização tem acesso.
  • O MediaWiki foi concebido para servir sites com tráfego muito alto, como a Wikipédia. Foi otimizado para este uso e pode não ser adequado para sites menores, onde o espaço em disco ou a capacidade de memória constituam restrições maiores do que a largura de banda.
  • O MediaWiki não é normalmente um substituto adequado para software dedicado de fóruns ou blogs, se é isso que procura.

Nos casos anteriores, pode haver outro software de criação de wikis (ou não relacionado com wikis) que sirva melhor as suas necessidades.

Ver também