Help:Discussões estruturadas/Guia rápido

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Structured Discussions/Quick tour and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Esta página é um guia rápido sobre as discussões estruturadas.

Discussões estruturadas eram anteriormente conhecidas como “Flow”.

Você aqui terá as informações mais importantes sobre as discussões estruturadas e como usá-las. Todos os termos específicos (em itálico) estão definidos no glossário.

Por que as discussões estruturadas

As discussões estruturadas são um novo modo de discutir. A estrutura das discussões foi alterada: uma página de discussão (uma Discussão) agora é uma agregação de Tópicos, e cada tópico é independente e pode ser vigiado separadamente. As discussões estruturadas permitem que o usuário escolha quais tópicos deseja assistir; não mais uma página inteira.

Novos tópicos são adicionados no topo da página. Os tópicos podem ser classificados por hora de criação ou hora da última atividade. As discussões estruturadas permitem que as pessoas discutam usando tanto o editor visual quanto o editor de wikitexto 2017.

Botões de ação (resposta, agradecimento) estão conectados a cada resposta, prontos para serem usados. Não é mais necessário indentar suas respostas, arquivar discussões ou usar assinaturas.

Interface

Design global de uma discussão estruturada. Elementos específicos não estão sendo exibidos (assinatura, ligações para resposta, ferramentas…).

Título da discussão
“Navegar por tópicos”

Campo “Iniciar um novo tópico”
Título do tópico
Mensagem 1
Mensagem 2
Resposta à mensagem 2 (feita clicando no “responder” abaixo da mensagem 2)
Mensagem 3
(Campo “Responder”)
Outro tópico, outro título
Mensagem 1
(Campo “Responder”)
Descrição da discussão

Como usar as discussões estruturadas

Princípios de edição

Barra de ferramentas das discussões estruturadas, com botões para estilizar, ligações, menções e, na direita, alternação para outro editor (wikitexto/visual).

Você pode participar de discussões usando dois sistemas de entrada de texto: o editor visual (por padrão) e o editor de wikitexto 2017. Você pode alternar entre os modos de edição visual e de wikitexto sempre que quiser.

Ao postar uma resposta ou criar um novo tópico, você verá uma barra de ferramentas com 4 botões:

  • 3 na esquerda (num teclado direita-para-esquerda):
    • adicionar estilo
    • adicionar ligação (com sugestões e pesquisa)
    • mencionar alguém (com sugestões e pesquisa)
  • um na direita para alternar entre os editores

Ao editar, atalhos de wikitexto funcionam no modo de edição visual. Para saber mais, visite Atalhos das discussões estruturadas.

Durante sua sessão, o site se lembrará qual sistema você prefere, a menos que você já tenha definido um editor preferido nas suas preferências (aba “Opções de edição”).

Se você desativou o editor de wikitexto 2017 e/ou o editor visual, você terá apenas um campo de wikitexto para postar ou editar uma resposta, sem barra de ferramentas. Selecione "Ativar o editor visual e o novo modo wikitexto nas Conversas Estruturadas" em suas preferências ("Opções de edição" tab) para desativar e ter uma barra de ferramentas.

Lembre-se: não é mais necessário indentar ao postar nem terminar a mensagem com assinatura!

Todos estes princípios de edição se aplicam para todas as discussões, respostas ou quando você editar o Tópico, Sumário ou a Descrição.

Responder

Ao tópico todo

Cada participante posta acima da discussão, de modo cronológico. É como uma conversa usual na wiki, mas sem recuo, ou como responder a e-mails. Sua Postagem será exibido abaixo de todos os comentários e depende do Tópico.

Se você precisar dizer algo em especial a alguém, você pode mencionar o(a) usuário(a) ou respondê-lo(a) (veja abaixo). O botão "responder" é usado neste caso, para criar uma digressão. Essa digressão cria uma indentação. É possível adicionar 7 níveis de digressões.

Sua Postagem será exibido abaixo do comentário que você responder, com um recuo se não for o último no quadro. Você também pode somente agradecer àquela pessoa.

À uma pessoa específica no tópico

Se você quiser dizer algo para alguém em particular, você pode mencionar essa pessoa em sua resposta global ou clicar no botão "Responder" abaixo da postagem. Clique em "Responder" adicionará uma Postagem, abaixo do Postagem que você deseja responder diretamente, exceto se essa postagem for a última de todas as discussões. Para o último caso, assumimos que a resposta é para o tópico global e a resposta será diretamente abaixo do último.

Para fornecer um contexto melhor na sua resposta, você também pode citar a mensagem de alguém copiando parte dela.

Sua "Postagem" depende da "Postagem" em que você responde. Essa Postagem é projetado como uma resposta específica. Ele será separado da discussão principal por uma linha cinza. No entanto, todas as pessoas que assistem a este tópico receberão uma notificação da sua resposta, como todas as respostas.

Criar uma discussão

Como criar uma discussão: clique na barra “Criar um novo tópico”.

Em uma página usando Discussões Estruturadas, é fácil criar um novo tópico: basta clicar no campo "Iniciar um novo tópico". Discussões estruturadas prepararão dois campos.

Para o primeiro campo, “Criar um novo tópico”, escolha um título relevante. Para o segundo, “Publicar uma nova mensagem para (…)”, adicione o texto. Escolha o título sabiamente se quiser atrair leitores: as pessoas o verão nas Notificações, sem outros detalhes.

Quando estiver pronto(a), clique no botão “Adicionar tópico”. Sua Publicação foi… publicada. A criação será notificada para todas as pessoas que tiverem a página na lista de páginas vigiadas delas.

Você estará automaticamente assinado(a) ao tópico: você receberá uma notificação quando alguém responder.

 Vigiando

Um tópico

Para vigiar um assunto específico, clique na estrela acima do Tópico, próxima ao título. Ela se tornará azul. Se já estiver azul, significa que você já está vigiando o tópico.

Ao vigiar, você receberá uma notificação para cada edição ao Tópico, bem como na sua lista de páginas vigiadas.

Ao criar um Tópico, você estará automaticamente assinado(a) ao Tópico.

Uma página de discussão

Para vigiar uma página inteira, clique na estrela no topo da página, próxima ao campo de pesquisa. Ela se tornará azul. Se já estiver azul, significa que você já está vigiando a página.

Ao vigiar, você recebe uma notificação de mudanças na descrição do quadro e em cada novo assunto postado nesta página de discussão. Você também receberá uma entrada na lista de observação.

Notificações

Você pode desativar as notificações de discussões estruturadas nas suas preferências de notificações. Sua lista de observação ainda será atualizada com uma nova linha para cada assunto em uma página de discussão que você assiste ou uma nova linha quando alguém responde a um Tópico que você está vigiando.

Navegar e arquivar

Todos os Tópicos exibidos numa discussão são listados num índice. É possível navegar por todos os Tópicos no índice.

O arquivamento é automático: todas as discussões desaparecem ao tornarem-se inativas. É possível ver Tópicos antigos no final da página ou no índice.

Leitura adicional