Ajuda:Segurança/Ficheiros PDF

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Security/PDF files and the translation is 100% complete.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

O formato de ficheiros PDF tem alguns problemas de segurança e privacidade que deve ponderar antes de abrir este tipo de ficheiros. Os ficheiros PDF podem incluir características interativas complexas que podem levar o software de leitura do PDF a ligar-se à Internet e revelar o endereço IP e outras informações pessoais do utilizador a terceiros. Um autor malicioso de um ficheiro PDF pode usar esta funcionalidade para estabelecer ligações entre certas localizações na rede e os nomes dos utilizadores de uma wiki ou, de outra formas, violar a privacidade do leitor.

O formato PDF tem uma estrutura interna complexa que torna praticamente impossível detetar ficheiros perigosos; assim, cabe ao leitor cauteloso da sua privacidade tomar as precauções adequadas. Se um ficheiro PDF é capaz de expor informações privadas ou não, depende da sua escolha de software para leitura de ficheiros PDF. Em geral, o software de leitura de ficheiros PDF com menos funcionalidade é mais seguro; os leitores nativos de PDF incorporados no Chrome e no Firefox são a escolha mais segura.

As versões não recentes do Adobe Acrobat, com as configurações padrão, não são seguras. O Adobe Acrobat XI, DC e as versões mais recentes requerem a sua autorização antes de se ligarem à Internet, a menos que tenha alterado manualmente as configurações de segurança do Acrobat.

Leitura adicional: