Help:Indicadores de situação de página

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Page status indicators and the translation is 62% complete.
Outdated translations are marked like this.

Indicadores de situação de página são ícones (ou breves textos) exibidos fora do conteúdo principal que fornecem informações rápidas acerca da situação do artigo (por exemplo, se a página está protegida ou se é um artigo destacado).

Eles também são conhecidos por ícones superiores, de página, de cabeçalho ou de título.

Essa funcionalidade foi adicionada ao MediaWiki 1.25 na Gerrit change 162609 para resolver a tarefa T25796 e substituir as numerosas soluções ad-hoc para esse problema, como a predefinição top icon da Wikipédia anglófona.

Vendo os indicadores de situação de página

Captura de tela no tema Vector com a área do indicador marcada.

Os indicadores de situação de página geralmente são mostrados no canto superior direito da página, fora do conteúdo principal, ou logo após o título da página. Sua localização exata depende do tema. Their exact location depends on the skin .

Adicionando indicadores de situação de página por wikitexto

Use a seguinte sintaxe para adicionar indicadores a uma página, modificando o atributo name e os conteúdos da marcação de acordo com sua necessidade.

É altamente recomendado criar uma predefinição para cada tipo de indicador necessário em vez de incluir a sintaxe diretamente nos artigos.

Wikitext syntax:

<indicator name="foo">[[File:Foo.svg|20px]]</indicator>

Lua module syntax:

mw.getCurrentFrame():extensionTag {
	name = "indicator",
	content = '[[File:Foo.svg|20px]]',
	args = {
		name = "foo"
	}
}

Note que:

  • When using a caption on the image, the caption automatically becomes a title attribute with the contents of the caption.
  • Any wikitext can be added, not just images. (Ajuda:TemplateStyles is only supported starting with MediaWiki 1.39 , see T188443.)
  • Cada indicador deve possuir um identificador (nome) único. Não é possível ter vários indicadores com o mesmo nome – em caso de duplicatas, a última ocorrência da marcação toma procedência.
  • Indicadores são exibidos organizados pelos seus nomes (difere maiúsculas e minúsculas), e não em ordem de ocorrência. Isso garante consistência através das páginas e fornece maneiras simples de ordenar ou grupá-los.
  • Indicadores não são rastreados. Deseja-se que eles meramente reflitam o conteúdo ou os metadados já presentes na página, não que sejam os próprios dados. Deve ser possível usar a categoria de rastreamento apropriada, a lista de transclusões da predefinição, o relatório da página especial ou outras formas de listar páginas que incluem um certo indicador.

Known problems

Personalizando a exibição na sua wiki

Se o seu tema atual for compatível com os indicadores de situação de página (todos os temas padrões são), é possível ajustar sua exibição usando o CSS do site e de usuário. As classes de estilização do CSS são .mw-indicators (para todo o bloco) e .mw-indicator (para cada indicador).

A cada indicador também é dado um ID de #mw-indicator-name, onde name é o nome atribuído ao indicador usando a sintaxe <indicator name="foo">.

Adicionando compatibilidade para indicadores em temas

Usando indicadores a partir do código PHP

Acesse o objeto OutputPage e chame seu método setIndicators(), passando um ID e a cadeia de caracteres em HTML que você deseja exibir. Se você quiser adicionar uma ligação de ajuda para a documentação, chame seu método addHelpLink(), também implementado pela SpecialPage e outras classes. Isso colocará uma ligação de ajuda na área dos indicadores. Por exemplo, veja Special:WhatLinksHere.