Ajuda:Notificações/Glossário

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Notifications/Glossary and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Palavras em itálico nas seguintes definições são também definidas nesse glossário.

Estrutura e tipos

Alerta
Notificação mais importante que um aviso. Dirige-se diretamente a você, e a maioria necessitará de uma ação sua. Há vários tipos de alertas.
Ícone
Pequena imagem na parte superior das páginas que informa sobre notificações novas ou não lidas.
Quando há notificações não lidas, os ícones mostram quantas, até 99. Quando há notificações novas (recebidas desde a última vez que foram verificadas), o ícone muda de cor: vermelho para Alertas novos, azul para Avisos novos.
Os ícones tornam-se cinza se não houverem novas notificações (notificações não lidas antigas não se aplicam).
Notificações recolhidas
Também conhecido como: Notificações agrupadas
Quando várias ações ou eventos afetam o mesmo item, como uma única postagem ou uma página, o sistema pode gerar uma "notificação agrupada". Esta é uma notificação única que informa o usuário sobre vários eventos. Por exemplo, "Sua postagem em 'Topicname' foi editada várias vezes." (Consulte Pacote expansível, abaixo.)
Notificações globais
As notificações globais são exibidas nos dois painéis e reagrupam as notificações de outras wikis hospedadas pela Fundação Wikimedia. Isso permite que você receba notificações sobre o Commons quando estiver no Wikisource, por exemplo. (Saber mais)
Pacote expansível
Uma forma alternativa de Notificação recolhida. Quando várias ações ou eventos afetam o mesmo item, como uma única postagem ou página, o sistema pode gerar um "pacote expansível" de notificações: neste caso, uma notificação principal explica que vários eventos ocorreram (por exemplo, "5 novos tópicos criados no nome da página".) Uma seta permite que o usuário expanda esse grupo e veja as notificações individuais relativas a cada evento ou "Contraia" e oculta o pacote novamente.
Notificação
Mensagem curta informando sobre um evento. Há vários tipos de notificações.
Corpo da notificação
Texto em cinza abaixo do cabeçalho, fornecendo detalhes que facilitem a compreensão da mensagem. Geralmente resumo de uma publicação ou sumário de um tópico. Esse elemento é opcional. (mais informações)
Cabeçalho da notificação
Título em negrito, dizendo a informação principal sobre a notificação. Ex.: “Sua publicação em 'Tópico' foi editada.” (mais informações)
Painéis de notificação
Também conhecido como: Flyouts, Dropdowns
Os painéis de notificação caem do topo de uma página wiki quando você clica em um dos "emblemas" (para "alertas" ou "avisos"). Eles fornecem uma visão rápida de suas notificações mais recentes; cada painel mostra no máximo 25 alertas ou notificações, respectivamente. As notificações "não lidas", classificadas por data, são exibidas primeiro, seguidas pelas notificações "lidas".
Aviso
Notificação menos importante que um alerta. Dirige-se a você, mas nem sempre necessita de uma ação imediata. Há vários tipos de avisos. Em alguns idiomas, Aviso é traduzido para Notificação.
Menu de três pontos
O menu de três pontos oculta mais informações e outros itens que podem ser úteis para uma ação.
O menu de três pontos é opcional e às vezes não é exibido.

Status de notificações

Lido
As notificações de leitura têm um fundo cinza mais claro e um círculo cinza.
Não lido
As notificações não lidas são destacadas por um fundo diferente e um ponto azul.
Ponto azul
Um ponto azul permite que você marque as notificações como lidas clicando nele.
Círculo cinza
Quando uma notificação é marcada como lida, o ponto azul muda para um círculo cinza.

Outros

Realçar
Quando uma notificação não é lida, ela é destacada por um fundo azul claro. O ponto azul também destaca essa notificação.
Menção
As menções são um tipo de notificação. É possível tanto mencionar pessoas quanto ser mencionado. (detalhes)
Link principal
O "link principal" é o destino considerado o mais relevante e informativo para os usuários que acompanham uma notificação. É para onde um usuário irá se simplesmente clicar na notificação - no cabeçalho, corpo ou ícone principal. Não há rótulo visível na notificação em si, embora um rótulo seja exibido na versão do email (e na versão sem JavaScript da página especial).
Links secundários
Abaixo do cabeçalho principal e do corpo da maioria das notificações, um ou dois pequenos ícones podem aparecer, acompanhados de rótulos. Esses são os "links secundários". Além de vincular a destinos relevantes, esses links também são úteis para exibir informações importantes, como o nome de usuário da pessoa que executou a ação que acionou uma notificação. (É um bom estilo evitar repetir essas informações no cabeçalho e nos links.)
Special:Notifications
Esta página especial pessoal coleta todas as suas notificações locais retidas (até um limite de 2.000) e fornece acesso a qualquer notificação entre wiki não lida. (Saber mais). Existem duas versões desta página: a página padrão e uma página sem JavaScript.
Gatilho
Um gatilho é uma ou várias condições que solicitarão ao sistema a entrega da notificação.