Ajuda:Novos filtros para revisão de edições/Glossário

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:New filters for edit review/Glossary and the translation is 100% complete.

Os seguintes termos são relevantes para o projeto Melhorias à Revisão de Edições (MRE). Termos em itálico são entradas do glossário.

Componentes e termos especiais das MRE

Melhorias à Revisão de Edições
Também conhecido como MRE
Melhorias à Revisão de Edições (MRE) é um projeto da equipe de Colaboração que visa reduzir os efeitos negativos que os processos atuais de revisão de edições podem ter em novos editores – enquanto melhora os processos de revisão de maneira geral.
Novos filtros para revisão de edições
Também conhecido como Filtros para as Especial:Mudanças Recentes.
Um dos primeiros lançamentos das MRE, um conjunto de melhorias à página especial de Mudanças recentes destinado a ajudar revisores a centralizar seus esforços e serem mais eficientes. As melhorias também têm o potencial de particularmente beneficiar novos colaboradores.
ReviewStream
O ReviewStream é um feed para máquinas designado para ser usado por uma variedade de ferramentas de revisão. Assim como o RCStream, ele transmitirá mudanças recentes das wikis da Wikimedia. Com relação às informações já existentes no RCStream, o ReviewStream inclui dados adicionais designados para melhorar o processo de revisão de edições.
Barra de pesquisa de filtros
Parte das Melhorias à Página de Mudanças Recentes. Usuários clicam na Barra de Pesquisa de Filtros para começarem o processo de filtrar as mudanças recentes, tanto ao clicar para selecionar filtros do Painel de Filtros em Cascata (ver abaixo) quanto ao inserir seus nomes.
Painel de filtros em cascata
Parte das Melhorias à Página de Mudanças Recentes. O painel de filtros é um menu em cascata que exibe uma lista de opções de filtragem.
Área de exibição de filtros ativos
Parte das Melhorias à Página de Mudanças Recentes. A área de exibição de filtros ativos permite que os usuários façam uma leitura rápida de seus filtros ativos e de suas configurações de destacamento.
Novatos
Classe de usuários novos definida para designar editores bem novos, com menos de dez edições e menos de quatro dias de atividade. Criada após uma pesquisa mostrar que tais editores são particularmente vulneráveis a rejeições. Também é nome de um filtro nos projetos das MRE.
Aprendizes
Termo definido para designar editores registrados ativos por mais dias que os “Novatos”, mas menos do que “Usuários experientes”. Também é nome de um filtro nos projetos das MRE. Em algumas Wikipédias, esta categoria corresponde a Autoconfirmados.
Usuários experientes
Termo definido para designar editores registrados ativos há mais de 30 dias, e a partir de 500 edições. Também é nome de um filtro nos projetos das MRE. Em algumas Wikipédia, esta categoria corresponde a Extended Confirmed.

Generalidades e conceitos relevantes às MRE

Inteligência artificial
As MRE usam filtros de previsão, gerenciados pelo programa de inteligência artificial (AI, do inglês Artificial Intelligence) ORES. Coloquialmente, o termo inteligência artificial é usado quando uma máquina simula funções cognitivas, associadas a mentes humanas, como processamento de frases naturais, resolução de problemas ou aprendizagem. AI é um termo amplo, fortemente associado ao conceito de “aprendizagem de máquina”.
Aprendizagem de máquina
Aprendizado de máquina é um subcampo da “inteligência artificial” que visa conceder a computadores a capacidade de aprender tarefas as quais eles não foram programados. As MRE usam filtros de previsão gerenciados pelo programa de inteligência artificial ORES.
Precisão
As ferramentas das MRE oferecem filtros de previsão em vários níveis de “precisão”. Usada nesse contexto, precisão refere-se à porcentagem de resultados corretos retornados pelo filtro. Em outras palavras, quanto mais preciso um filtro é, menos falsos positivos são produzidos. (No campo da inteligência artificial, o termo técnico correto para isso é “precisão”.)
Feed
Também referido como Fluxo
Um feed de computador é o formato de dados utilizados para fornecer conteúdo frequentemente atualizado. Nas MRE, o ReviewStream é um feed que transmite dados sobre as mudanças recentes para programas de anti-vandalismo e de revisão de edições.
Boa-fé
Os projetos das MRE oferecem os filtros de intenção do usuário, que preveem se uma edição foi feita em boa-fé. Nesse sentido, o termo refere-se a intuição do usuário de contribuir à wiki ou prejudicá-la. Um objetivo principal das MRE é permitir que revisores encontrem e ajudem editores – especialmente os novatos – que estão tentando contribuir em boa-fé mas não possuem as habilidades ou o conhecimento para realizá-las da maneira certa. (Os filtros de intenção das MRE usam do programa de aprendizado de máquina ORES, que inclui um teste de boa-fé.)
Prejudicial
Os projetos das MRE oferecem os filtros de qualidade da contribuição, que preveem se uma edição melhora a wiki ou a prejudica. Nesse sentido, “prejudicial” é um termo geral que cobre tanto vandalismo como erros não intencionais de formatação, estilo, veracidade, etc. Um objetivo principal das MRE é permitir que revisores encontrem e ajudem editores – especialmente os novatos – que estão tentando contribuir em boa-fé mas por não possuírem as habilidades ou o conhecimento para realizá-las levam ao prejuízo. (Os filtros de intenção das MRE usam do programa de aprendizado de máquina ORES, que inclui um teste de danos.)