Ajuda:Novos filtros para revisão de edições/Filtragem

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:New filters for edit review/Filtering and the translation is 97% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Esta página explica como aproveitar ao máximo a nova interface de filtros. As novas ferramentas de destaque e o uso dos filtros preditivos de intenção e qualidade estão descritos separadamente.

Funções básicas

Marque a caixa ao lado de um filtro para incluir edições com a propriedade do filtro. Por exemplo, usuários Registrados estão incluídos nesta pesquisa. Para excluir uma propriedade, deixe-a desmarcada enquanto seleciona todos os outros filtros em seu grupo de filtros. Por exemplo, Usuários experientes e Não registrados são excluídos da pesquisa. (Edições de Novatos estão incluídas e também destacadas, em verde – veja a página sobre a função de destaque para saber mais.)

Clicar na área de filtros ativos ou na barra de pesquisa de filtros abre o painel em cascata de filtros, exibindo um menu de opções de filtragem.

Encontrar propriedades

Para encontrar edições com uma propriedade em particular, encontre o filtro para a propriedade no menu de filtros e marque a caixa próxima ao seu nome. O filtro ativa-se, e uma marcação para ele aparece abaixo dos filtros ativos, na área de filtros ativos. Diferente dos filtros anteriores das mudanças recentes, que foram designados para excluir propriedades, os novos filtros incluem propriedades.

Exemplo: o filtro Registrados acha edições de usuários registrados.

Excluir propriedades

Para excluir edições com uma propriedade em particular,

  1. deixe o filtros para ela desmarcados
  2. marque algum filtro (ou todos os filtros) em seu grupo.

Você perceberá que os filtros desmarcados tornam-se cinzas, para mostrar que estão inativos.

Exemplo: para excluir Mudanças por você, deixe o filtro desmarcado e marque Mudanças de outros.

Compartilhar ou salvar configurações

É possível reusar suas configurações de filtragem ou compartilhá-las com outros copiando o URL da página. Ao acessá-lo novamente, o sistema restabelecerá os filtros desejados. Isso também funciona em dispositivos móveis (embora a nova interface ainda não seja mostrada).

Você pode salvar conjuntos de filtros que você gosta.

Set the default filter

You can set a filter you have saved as the default filter.

Entendendo os grupos de filtros

Os filtros estão divididos em grupos de acordo com suas propriedades. Na maioria dos grupos, as propriedades são mutualmente exclusivas, e coletivamente cobrem todas as edições. Por exemplo, os filtros Robô e Humano (não robô) são mutualmente exclusivos e cobrem todos os casos.

Quando nenhum filtro num grupo estiver selecionado, todos se ativarão, ou seja, tudo naquele grupo será incluso nos seus resultados. Se todos os filtros em um grupo forem selecionados, o efeito será o mesmo: tudo naquele grupo será incluso nos seus resultados.

Dentro de versus entre grupos (OR versus AND)

Entender como os filtros interagem um com os outros pode ajudar você a obter melhores resultados. O ponto principal é que adicionar múltiplos filtros de um só grupo tem um efeito diferente do que selecionar filtros de múltiplos grupos. Embora pareça confuso, em prática isso deve ser intuitivo para muitos, dado que essa lógica é comum em sites de compras e de busca.

Dentro de grupos, amplia-se a busca (OR)

Dentro de um grupo de filtros, adicionar mais à sua busca amplia-a e retorna mais resultados. Isso acontece porque os filtros de um só grupo se relacionam um com os outros por disjunção lógica (OR; em português, traduz-se para “ou”), que amplia o escopo de um filtro dizendo que os resultados podem ser isso OU aquilo.

Exemplo: marque os filtros Novatos e Aprendizes dentro do grupo de nível de experiência. Seus resultados incluirão edições de ambos os tipos de usuário (Novatos OU Aprendizes).

Entre grupos, restringe-se a busca (AND)

Em contraste, adicionar filtros de vários grupos à sua busca restringe-a, retornando menos resultados. Isso porque cada grupo de filtros relacionam-se entre si por conjunção lógica (AND; em português, traduz-se para “e”), que restringe os resultados por impor mais restrições. Isso E aquilo.

Exemplo: considere a pesquisa mencionada acima, composta de filtros do grupo de nível de experiência (Novatos OU Aprendizes). Adicionando o filtro Edições não menores do grupo de significância, uma nova restrição será imposta, restringindo a pesquisa. Da mesma maneira que uma fórmula, a lógica da sua pesquisa agora pareceria-se assim: Resultados = Edições não menores E (Novatos OU Aprendizes). Com essa fórmula, edições tanto de recém-chegados como de aprendizes seriam incluídas nos resultados, porque ambos os filtros são do mesmo grupo, porém todos os resultados seriam de edições não minoritárias.

Sinais da interface úteis

A área “Filtros ativos” fornece um resumo das suas configurações. As marcações coloridas neste exemplo indicam que dois filtros estão em conflito. Nenhum resultado será mostrado até que o conflito seja resolvido. Passar o mouse sobre uma marcação de filtro conflitante exibe uma dica de ferramenta que explica o problema.
Quando as marcações de filtros ficam cinza, a interface está comunicando que estes filtros não têm efeito. Na maioria dos casos, isso não é um problema: você ainda obterá os resultados desejados. Mas é uma chance de aprender mais sobre como as ferramentas funcionam. No exemplo, o usuário selecionou todos os filtros em um grupo. Como a dica de ferramenta diz, “Selecionar todos os filtros neste grupo é o mesmo que não selecionar nenhum, portanto este filtro não tem efeito. O grupo inclui: $1”.

A interface fornece comentários úteis sobre as suas escolhas de filtragem. Saber como lê-los ajudará você a dominar as ferramentas. Vale mencionar dois conjuntos de sinais, que informam:

  • quando as combinações estão em conflito e
  • quando um filtro não tem efeito.

Combinações conflituosas

Se alguns filtros na área de filtros ativos estiverem marcados por uma borda vermelha, então você selecionou filtros que estão “em conflito”. você está pedindo por algo que não pode acontecer. O sistema não retornará nenhum resultado até que as configurações sejam modificadas. Uma mensagem na área dos resultados informará o problema. Há como obter ainda mais detalhes passando o mouse por cima dos filtros conflituosos.

Você não verá essas marcações vermelhas sempre ao selecionar filtros que não produzam resultados. Os sinais de conflito foram reservados para situações onde o conflito é:

  1. estrutural, ou seja, a combinação jamais produzirá resultados ou
  2. oculto, ou seja, não será possível diagnosticar o problema.

Exemplo: as previsões de qualidade não estão disponíveis para edições no Wikidata (ainda). Se você selecionar o filtro “Edições no Wikidata” e um filtro de qualidade como “Podem ter problemas”, a combinação torna-se impossível. Seus filtros estão em conflito.

Combinações sem efeito

Se algum filtro na área de filtros ativos estiver acinzentado, então você selecionou um filtro que não tem efeito. Isso não quer dizer que há um problema; você está provavelmente recebendo os resultados os quais você pediu. O sistema só está dizendo que há uma maneira mais eficiente de se trabalhar.

Se você vir tais marcações acinzentadas, isso significa uma destas três coisas:

  1. Você selecionou todos os filtros do grupo. Conforme discutido anteriormente, selecionar tudo num grupo é o mesmo que selecionar nada.
  2. O filtro não está selecionado, apenas destacado, onde você também verá um ponto colorido.
  3. Um filtro selecionado retorna resultados cujo são um subconjunto de outro selecionado.
    Exemplo: Toda edição encontrada pelo filtro “Muito provavelmente têm problemas” já seria incluída nos resultados para o filtro “Podem ter problemas”, que é mais amplo. Se você escolher os dois, o filtro mais seletivo não terá efeito. (Dica: se você quiser poder identificar um subconjunto dentro de um grupo mais amplo, experimente destacá-lo.)

Para saber o porquê de um filtro estar cinza, experimente passar o mouse por cima dele para abrir uma dica explicativa.

Lista de filtros

Filtros básicos

Registro e experiência do usuário

Esses filtros estão disponíveis apenas para usuários autenticados.

Registrados
Editores registrados.
Não registrados
Editores que não estão autenticados.
Novatos
Editores registrados com menos de 10 edições ou 4 dias de atividade.
Aprendizes
Mais experiência do que "Novatos", mas menos do que "Usuários experientes".
Usuários experientes
Mais de 30 dias de atividade e 500 edições.

Autoria da contribuição

Mudanças por você
Suas proprias contribuições.
Mudanças de outros
Todas as mudanças, exceto a sua.

Contribuições automatizadas

Robô
Edições feitas por ferramentas automatizadas.
Humano (não robô)
Edições feitas por editores humanos.

Estado da revisão

Os filtros de status de revisão estão disponíveis apenas para usuários com direitos apropriados em wikis que implementaram o RC Patrol.

Não patrulhadas
Edições que não foram manualmente nem automaticamente marcadas como patrulhadas.
Patrulhadas manualmente
Edições manualmente marcadas como patrulhadas.
Patrulhadas automaticamente
Edições de usuários avançados cujas edições são automaticamente marcadas como patrulhadas.

Autoria da contribuição

Mudanças por você
Suas proprias contribuições.
Mudanças de outros
Todas as mudanças, exceto a sua.

Significado

Edições menores
Edita o autor rotulado como menor.
Edições não menores
Edições não rotuladas como menores.

Últimas revisões

Revisão atual
Somente a mudança mais recente para uma página.
Não é a última revisão
Todas as mudanças que não são as "ultimas revisões".

Tipo de mudança

Edições em páginas
Edições para conteúdo da wiki, discussões, descrições de categorias...
Criações de páginas
Edições que fazem novas páginas.
Mudanças de categoria
Registros de páginas que estão sendo adicionadas ou removidas de categorias.
Ações de registro
Ações administrativas, eliminação de páginas, carregamentos...

Páginas vigiadas

Na lista de páginas vigiadas
Modificações de páginas vigiadas.
Modificações novas de páginas vigiadas
Modificações de páginas vigiadas que ainda não visitou depois de serem modificadas.
Ausente da lista de páginas vigiadas
Tudo menos modificações das suas páginas vigiadas.

Filtros avançados

É possível filtrar elementos específicos usando filtros avançados. Esses filtros têm atalhos na barra de pesquisa de filtros e na parte inferior do painel de filtros em cascata.

  • Filtre resultados por espaços nominais disponíveis na wiki. Você pode acessar a lista de espaços nominais digitando : na barra de pesquisa de filtros.
  • Filtre resultados por marcações disponíveis na wiki. Você pode acessar a lista de marcações digitando # na barra de pesquisa de filtros.

Você pode aprender mais sobre esses filtros na página dedicada.