Help:Vinculando a arquivos

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Linking to files and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD
Para linking from files to other pages, veja: Help:Images#Altering the default link target.

Primeiro aprender

Antes de poder criar um link para os arquivos, primeiro você precisa conhecer os fundamentos de:

Não é o mesmo que incorporar

Esta página de ajuda é sobre vinculação a arquivos. Não confunda isso com a incorporação de um arquivo de imagem em uma página. Embora ambos sejam formas de usar arquivos, eles não são os mesmos.

Incorporar um arquivo de imagem, por exemplo, pode fazer com que a foto de uma pessoa apareça ao lado do texto em uma página sobre essa pessoa. Para obter informações sobre como incorporar uma imagem, consulte Help:Imagens .

Por que link?

Em algumas situações, você não deseja que o arquivo seja incorporado em outra página. Você deseja que um link na página o leve para a página de descrição de arquivo de um determinado arquivo. Ou você pode querer que o link leve você ao arquivo em si. Aqui estão alguns exemplos em que você provavelmente deseja vincular em vez de incorporar:

  • um arquivo de um tipo que não pode ser incorporado em uma página (por exemplo, uma planilha eletrônica - supondo que o wiki permita que tais tipos de arquivos sejam carregados).
  • Um arquivo pode ser uma imagem tão grande que só é útil em sua própria página (por exemplo, um mapa detalhado).
  • Você quer encaminhar os leitores para onde eles podem baixar ou substituir o arquivo.

Link para uma página de descrição de arquivo

Você pode criar um link para a página de descrição de arquivo de um arquivo usando uma cor (:) antes de File::

File:Example.jpg

[[:File:Example.jpg]]

Sunflowers

[[:File:Example.jpg|Sunflowers]]

Note que se você esquecer de usar os dois pontos iniciais, você terá incorporando uma imagem.

Link para o arquivo real

Você pode usar o pseudo-namespace "Media" para vincular ao arquivo real nas páginas do MediaWiki. O link não levará você para a página de descrição do arquivo, mas, em vez disso, entregará o arquivo em si.

Media:Example.jpg

[[Media:Example.jpg]]

Sunflowers

[[Media:Example.jpg|Sunflowers]]

(Se o padrão acima realmente produzir um link de texto para a página de descrição do arquivo, em vez do link esperado para o arquivo real, pode ser que os namespaces do seu wiki estejam configurados fora de conformidade com esse recurso.)

Links diretos de sites externos

Outra possibilidade é usar a página Special:Redirect/file (ou seu alias Special:Filepath). Ao contrário do exemplo acima, você pode criar um link para ele de sites externos, bem como de páginas do MediaWiki.

[[Special:Redirect/file/Wikipedia.png]]

Os parametros height e width também pode ser adicionado para retornar um tamanho específico da imagem. A proporção da imagem é sempre preservada.

https://www.mediawiki.org/w/index.php?title=Special:Redirect/file/Wikipedia.png&width=100&height=100