Help:Robôs

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Bots and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Um robô é um programa que consulta ou atualiza as páginas da wiki de forma automática quando é executado. Em geral, usam-se robôs para executar tarefas repetitivas de manutenção, cujo carácter e volume é demasiado grande para serem executadas de forma manual pelos utilizadores.

O desenvolvimento e uso de robôs é uma tarefa fora do âmbito de utilização de um utilizador normal, requer experiência de programação e deve ser feito em coordenação com os administradores da wiki.

Por omissão, as edições executadas por robôs estão escondidas na página Special:RecentChanges.

Mecanismo e interface para desenvolvimento de robôs

Um robô não acede à wiki pela interface gráfica normal. O MediaWiki disponibiliza uma API (Application Programming Interface) para esse efeito. Uma API é um protocolo para comunicação padronizada entre dois programas. Consulte API:Client code para mais informações.

Follow Manual:Creating a bot for guidelines how to create a bot.

Para aceder à wiki através da API, um robô tem de ter uma conta de utilizador à qual tenham sido atribuídas permissões de «robô».

Alternativas em extensões

  • Extension:MassEditRegex — fornece uma maneira alternativa de realizar edições em massa usando expressões regulares, por meio de uma página especial no wiki. O seu uso estará normalmente restringido a administradores da wiki.
  • Extension:Replace Text — outra opção.

Consulte também