Configuração do Apache

From MediaWiki.org
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Apache configuration and the translation is 84% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎magyar • ‎occitan • ‎polski • ‎português • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文 • ‎日本語

O Apache é o servidor de web mais recomendado para ser usado com o MediaWiki. Outros servidores como IIS podem funcionar também.

Módulos

PHP

PHP como módulo do Apache

O MediaWiki foi escrito para usar PHP como um módulo do Apache. Seu PHP provavelmente é configurado como um módulo se você começar com URLs assim:

example.com/index.php/Main_Page

Você pode conferir qual configuração e versão de PHP você tem, visualizando sua página wiki Special:Version, ou com phpinfo().

Linux baseado em RedHat/Fedora

Instale o PHP:

# yum install php php-xml

Recarregue o servidor httpd:

# service httpd reload
Linux baseado em Debian

Instale o módulo apache2 php5:

# apt-get install apache2 libapache2-mod-php5 php5-cli php-apc php5-mcrypt
In Ubuntu 16.04.2 LTS
# sudo apt-get install libapache2-mod-php

Habilite o módulo apache2 php5:

# a2enmod php5

Reinicie o Apache:

# service apache2 restart

PHP como CGI

Se o PHP estiver rodando como um CGI, você terá "URLs feias" por padrão, mas você ainda pode implementar URLs curtas .

CGIWrap

Se você tiver seu próprio servidor rodando Apache e está executando o PHP como CGI , você pode instalar o CGIWrap. Esta ferramenta permite que você execute o servidor Apache como um usuário diferente para CGIs.

Dessa forma, você pode criar um novo usuário para as páginas do MediaWiki. A instalação do CGIWrap está além do escopo deste documento, especialmente porque você deve compilá-lo de acordo com seu próprio servidor. No entanto, como um guia rápido, você pode seguir estas regras:

  • Crie um usuário Wikimedia
useradd -M -s /sbin/nologin wikiuser
  • Tenha uma pasta cgi-bin, contendo o CGIWrap (exemplo em /home/myuser/cgi-bin). Depois que tudo estiver configurado, mantenha apenas o cgiwrap, mova as versões de depuração para outra pasta, se você precisar delas. Seu arquivo cgiwrap deve estar acessível apenas ao Apache (chown e chmod em conformidade).
chown apache:apache cgiwrap
chmod 500 cgiwrap
  • Dentro da pasta cgi-bin, crie um link simbólico para o diretório-raiz do Wikimedia.
ln -s /home/myuser/public_html/wiki /home/myuser/cgi-bin/wikilink
  • No seu arquivo wiki .htaccess, adicione as seguintes definições:
AddHandler php-wrapper .php
Action php-wrapper /cgi-bin/cgiwrap/wikiuser/wikilink
  • Finalmente, entre com os comandos chown e chmod em todos os arquivos .php da pasta Wikimedia para que seja acessível apenas por wikiuser.
find . -name \*.php -exec chown wikiuser:wikiuser {} \;
find . -name \*.php -exec chmod 500 {} \;

Os arquivos poderão ser acessados​​, como de costume. Você não precisa especificar em seu caminho qualquer cgi-bin, pois isso é cuidado de forma transparente para você.

É extremamente recomendado você começar com /cgi-bin/cgiwrapd/... como seu envoltório php, pois ele vai justamente mostrar o que está atualmente funcionando. É também sugerido que você não exclua a sua pasta de origem CGIWrap até que tudo funcione perfeitamente, pois este é um legítimo processo de "tentativa e erro", e tomará um longo tempo. No entanto, tudo valerá a pena, pois seu MediaWiki será executado em seu próprio processo separado, em seu próprio UID, sem ser capaz de interferir de qualquer outro UID. O inverso também é verdade, com exceção do diretório raiz, que pode ler qualquer coisa em qualquer lugar.

mod_alias / mod_rewrite

O métodos recomendado de embelezar as URLs envolve mod_alias. Outros métodos usam mod_rewrite em vez disso.

mod_security

O ModSecurity ficou conhecido por causar problemas com o MediaWiki. Se você receber erros aparentemente ao acaso, confira seu log de erro para ver o que está causando problemas.

Tamanho da pilha da linha

O tamanho da pilha para cada thread do Apache é configurável e o padrão varia em diferentes sistemas operacionais. Para executar o MediaWiki em ambientes Windows, pode ser necessário aumentar o tamanho da pilha (se houver problemas), como o padrão de 1MB é pequeno e pode causar estouros de pilha durante a execução do script PHP. A seguinte configuração do arquivo httpd.conf vai definir o tamanho da pilha de cerca de 8MB (quase um padrão típico do Linux):

<IfModule mpm_winnt_module>
ThreadStackSize 8388608
</IfModule>


Aranhas e bots

Você pode usar um arquivo robots.txt para falar para aranhas bem-educadas para não carregar páginas geradas dinamicamente (editar páginas, por exemplo). Isto pode reduzir a carga em seu servidor web, pode preservar sua largura de banda, e pode prevenir assuntos de conteúdo duplicado com mecanismos de procura. Porém, bots maliciosos poderiam amarrar seu servidor web e desperdiçar sua largura de banda carregando um volume grande de páginas extremamente depressa. Um pedido de limitação pode ajudar a proteger contra isto.

Ver também