Projeto de Desenvolvimento da Africa Wikimedia

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Africa Wikimedia Technical Community and the translation is 100% complete.


AWMT Community Banner


AWMT Community Construindo desenvolvedores para o amanhã
A Comunidade AWMT, anteriormente conhecida como Africa Wikimedia Developers Project (AWMD), é uma comunidade de desenvolvedores empenhada em encorajar mais desenvolvedores a se voluntariar para a Wikimedia Foundation. Over the years, the project has broadened its scope and made opportunities for other technical contributions to be a part of the project hence the change of name from Africa Wikimedia Developers Project (AWMD) to Africa Wikimedia Technical Community (AWMT) Nossa "missão" é criar um ecossistema encorajador para desenvolvedores que estão dispostos a aprender e desenvolver novas habilidades no tempo livre, através do voluntariado, como desenvolvedores para a Wikimedia Foundation.

Quer participar?

Há muitas maneiras de se tornar um Desenvolver da Africa Wikimedia. Você é do continente africano, gosta de tecnologia e está interessado em conhecimento livre? Se sim, junte-se à comunidade através do african-wikimedia-developers@lists.wikimedia.org. Por favor siga as instruções abaixo para se familiarizar com habilidades que são requiridas em nossa comunidade.

Passo 1: Aprenda a se tornar um hacker da MediaWiki

Seja paciente, vá com calma e leia a documentação altamente engenhosa.

Passo 2: Revisão de Código (CR) da Wikimedia e a plataforma de desenvolvimento

Gerrit é o nome do software de Revisão de Código (CR) na Wikimedia e é o coração do processo de desenvolvimento de software. É quase impossível desenvolver software na Wikimedia (de uma forma padrão) sem usar o Gerrit. Crie uma conta no sítio Gerrit e obtenha Developer access . Você também pode dar uma olhada no tutorial sobre como configurar o Gerrit em seu PC.

Não é esperado de você saber tudo isso no primeiro dia Não tenha pressa e vá com calma, você vai aprender tudo isso com o tempo :)

Passo 3: Familiarize-se com o Phabricator

Wikimedia usa uma plataforma de desenvolvimento de código aberto chamada:Phabricator, ela é usada principalmente para gestão de projetos, relatórios de bug de software e requerimento para features. Não é muito complicado de usar e você pode logar na phabricator da Wikimedia usando sua conta MediaWiki.

Phabricator tem muitas funcionalidades, mas como um desenvolvedor, as funcionalidades que você mais irá focar são; criar tarefas, resolver tarefas, fazer upload de arquivos, requerimento de feature e etc. Nós não esperamos que você vá aprender todas as funcionalidades do Phabricator (exceto que você queira). Nós focaremos no que precisamos para um começo e aprenderemos com o tempo.

Para gestão de projetos, você pode dar uma olhada nessa documentação: Phabricator in Project Management.

Passo 4: Integrando-se com a comunidade desenvolvedora da Wikimedia

Claramente há várias maneiras diferentes de se enturmar com a comunidade de desenvolvedores do Movimento Wikimedia, mas a mais rápida e confortável para a maioria dos desenvolvedores é através do w:Internet_Relay_Chat IRC. Wikimedia tem muitos canais IRC e o canal particular para desenvolvedores é: #wikimedia-dev connect. Este é apenas o começo e neste canal, você pode se introduzir e tornar seu interesse conhecido na comunidade e, espere um pouco,tenha certeza de que alguém te guiará ou reagir à sua mensagem. Você também pode fazer perguntas técnicas no canal, alguém provavelmente te responderá ou lhe apontar os recursos que te permitirão encontrar a(s) resposta(s) da(s) sua(s) pergunta(s).

Há muitos indivíduos no canal e suas mensagens são enviadas para mais de 100 pessoas ao mesmo tempo, então por favor, tenha consciência do que você coloca lá. Você precisa ler How to Ask Questions the Smart Way by Eric Raymond para se informar a respeito das perguntas que você coloca lá.

Passo 5: Configure MediaWiki localmente e mãos à obra!

É bom que você está neste passo e nós recomendamos que você faça o passo dois antes de fazer isso, já que ambos estão muito ligados. MediaWiki pode ser instalado aqui: this docs e após isso, ele estará disponível localmente e você pode ver também como clonar o MediaWiki Core nos Tutoriais Gerrit no passo dois. Depois de ficar craque nestes quatro passos, desenvolver no MediaWiki vai ser relativamente fácil, então recomendamos que você vá com calma e aprenda bem os primeiros quatro passos antes de adentrar neste último passo.

Feliz hackeamento na MediaWiki!!!

Recursos externos

Para mais informações sobre como ingressar no desenvolvimento da MediaWiki e até mesmo em outros projetos relacionados à Wikimedia, você pode checar os links abaixo:

Contate-nos

Você pode nos contatar através clicando em: [[#wikimedia-dev-africa connect|this docs]] ou para um alcance rápido, você pode se juntar a nós neste IRC: #wikimedia-dev-africa connect, você sempre vai ver alguém por lá :)

Você também pode se juntar à nossa página de discussão talk page. Recebe novas atualizações via nosso Facebook e Twitter