Editor Visual/Portal

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page VisualEditor/Portal and the translation is 90% complete.

Bem-vindo ao portal do Editor Visual. O Editor Visual é uma nova forma de editar a Wikipédia que está a ser desenvolvida pela Wikimedia Foundation. Ele permite que as pessoas possam editar sem ter de aprender a sintaxe wiki. Esperamos que este editor possa ajudar as pessoas a contribuírem para a Wikipédia.

Leia Ajuda:Editor Visual/Guia do Utilizador .
Descubra como inserir ligações, adicionar ou mover imagens, criar citações, acrescentar predefinições, editar tabelas, e muito mais. Por favor, inclua o seu navegador, sistema operativo e tema da Wikipédia (por norma é o Vector, mas poderá ser o Monobook).

Acerca do Editor Visual

O Editor Visual é um método "visual" de edição da Wikipédia. Historicamente, a edição da Wikipédia requer das pessoas o conhecimento da sintaxe wiki, demasiada complexa, mesmo que para efetuar pequenas alterações em uma página. Em 2001, isto era aceitável; em 2015, afasta colaboradores. Esperamos que o Editor Visual seja útil para os colaboradores já existentes e mais acolhedor para novos.

O Editor Visual esteve disponível como uma opção "alfa" no MediaWiki.org desde meados de 2012 e na Wikipédia anglófona desde dezembro do mesmo ano, em mais 14 idiomas desde abril de 2013, e em quase a totalidade nos demais idiomas desde o início de junho de 2013. Em julho de 2015, ficou disponível por padrão para todos os editores (com conta ou sem conta) em mais de 75% das Wikipédias. Esperamos torná-lo disponível por padrão à maioria das wikis nos idiomas restantes no final de 2015. Desde o fim de Novembro de 2014, está disponível também como um recurso Beta em todas as wikis da WMF, com exceção do Wikcionário e do Wikisource.

Estamos lançando boletim informativo multilíngue, enfocado nas wikis da WMF.

Usar o Editor Visual

Using the visual editor to increase the indentation of a bulleted list.

Se estiver interessado em utilizar o Editor Visual, temos um guia que mostra como fazê-lo, bem como uma lista de atalhos de teclado comuns.

Actualmente, o Editor Visual possui alguns erros e limitações. Se encontrar algum erro, por favor, não hesite em relatá-lo na páginas de comentários. As actuais limitações incluem:

  • Lentidão ao carregar — Levará algum tempo para que o Editor Visual carregue páginas longas e complexas. No futuro, a aplicação será muito mais rápida, o que permitirá o carregamento de páginas maiores.
  • Edição incompleta — Alguns elementos de formatação complexa serão exibidos e permitirão que edite o seu conteúdo, mas não permitirão que os utilizadores editem a sua estrutura ou adicionem novas entradas - como listas de definição. Adicionar recursos nesta área é uma de nossas prioridades.
  • Na maioria das páginas de conteúdo, mas não nas de discussão — O Editor Visual está disponível apenas em alguns domínios. Na maioria das Wikipédias, o Editor Visual pode ser utilizado em páginas de artigos, Usuário:, Ficheiro:, Ajuda: e Categoria:. Actualmente, ele não está disponível em páginas do domínio Wikipédia: e em nenhuma página de discussão.

Recomendamos os utilizadores a clicar em "Review your changes" antes de salvar a página e reportar quaisquer problemas que encontrarem.

Como ajudar

Para que o Editor Visual seja tão bom quanto possível, há muitas coisas em que precisamos de ajuda. Obviamente, um aspecto importante é a utilização da aplicação, encontrar erros e reportá-los, mas há também vários outros. Entre eles, estão:

  • Actualizar páginas de ajuda — Todos os nossos projectos possuem páginas de ajuda para facilitar a contribuição de novos utilizadores. Infelizmente, todas elas são criadas em torno do editor de código-fonte, e como o Editor Visual evolui, os tutoriais e as capturas de ecrã estão tornando-se desactualizados. Seria muito útil que as pessoas pudessem actualizar as páginas de ajuda, baseadas em nosso tutorial de utilização do Editor Visual.
  • Adicionar informação TemplateData às predefinições — O Editor Visual possui um bom editor de predefinições, que é descrito em detalhes em nossa página de ajuda. Como verá se utilizá-lo na Wikipédia, algumas predefinições possuem parâmetros nomeados e boas descrições que a tornam mais fácil de utilizar. Algumas não. Isso ocorre porque as predefinições necessitam do "TemplateData" para que esta ferramenta funcione correctamente. Se está interessado em adicionar informação TemplateData, temos um guia de como fazê-lo, seguido de uma lista de predefinições mais importantes para adicioná-lo.
  • Ajudar a sua comunidade — Veja a lista de formas úteis de ajudar a sua comunidade local a otimizar a experiência de edição com o Editor Visual.
  • Ajudar novos utilizadores — Se o lançamento do Editor Visual for bem-sucedido, teremos muito mais utilizadores do que o normal, e mesmo que a edição possa tornar-se mais fácil, descobrir como interagir com a comunidade continuará a ser difícil. Por favor, passe algum tempo na central de ajuda ou no canal de ajuda do IRC para ajudar esses recém-chegados a se familiarizarem com a Wikipédia.

Ver também