Manual:O que é o MediaWiki?

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:What is MediaWiki? and the translation is 91% complete.

MediaWiki logo

O MediaWiki é um software livre baseado em servidor, licenciado nos termos da GNU - Licença Pública Geral (GPL). Foi criado para ser executado num grande conjunto ("farm") de servidores, para um site da Web que recebe milhões de acessos por dia.

Provavelmente conhece a Wikipédia, a enciclopédia livre, e pode estar um bocado confuso devido ao uso de palavras semelhantes, mas diferentes, como Wiki, Wikimedia ou MediaWiki. MediaWiki is the software on which Wikipedia is built.

The words "wiki", "Wikimedia", and "MediaWiki" have caused some confusion.

Para evitar uma possível confusão entre estas palavras, talvez queira ler primeiro o artigo sobre os nomes onde as diferenças são explicadas.

Sinopse geral

O MediaWiki é um programa extremamente poderoso e escalável, e uma implementação de wikis ricas em funcionalidades interessantes, que utiliza o PHP para processar e exibir os dados armazenados numa base de dados, tal como MySQL.

As páginas utilizam o formato de texto wiki do MediaWiki, para que os utilizadores sem conhecimento de HTML ou CSS possam editá-las facilmente.

Quando um utilizador publica uma edição de página, o MediaWiki insere a edição na base de dados sem eliminar as versões anteriores da página, permitindo assim uma fácil reversão da edição em casos de vandalismo ou spamming. Permite também a gestão de imagens e ficheiros multimédia, que são armazenados no sistema de ficheiros. Para wikis grandes com muitos utilizadores, o MediaWiki tem cache e pode ser facilmente integrado com servidores proxy. Com extensões dedicadas, o MediaWiki também pode gerir dados estruturados.

O que é o MediaWiki...

O Mediawiki é software para criar wikis.
Se não sabe o que é uma wiki, leia este artigo na Wikipédia antes de continuar!
MediaWiki é um software servidor.
Como acontece com qualquer software que exponha na Internet, podem existir erros ou problemas de segurança. Não instale o MediaWiki, a menos que pretenda manter-se em dia com as atualizações de segurança (por favor, subscreva para receber os avisos das atualizações de segurança).
O MediaWiki está voltado para as necessidades dos projetos da Wikimedia.
O programa foi desenvolvido principalmente para ser executado num grande aglomerado (farm) de servidores para a Wikipédia e projetos relacionados. As funcionalidades, o desempenho, as possibilidades de configuração, a facilidade de uso, etc., são muitas vezes projetados por esse prisma; se as suas necessidades forem radicalmente diferentes, este software pode não ser adequado para si.
O MediaWiki é um software livre.
Não é fornecida nenhuma garantia de qualquer tipo.

Experimente Wikitext

Wikitext básico (marcação de wiki)

Sim, pode modificar páginas facilmente e publicar (temporariamente) parágrafos experimentais, podendo até destruir por completo (temporariamente) uma página de uma wiki. Não é necessário ter quaisquer conhecimentos de programação para fazê-lo.

Sugerimos que experimente estas operações na nossa página de testes. E pedimos que restrinja os seus testes a esta página: os administradores podem não ver com bons olhos a vandalização das restantes.

Também pode consultar a cábula, que contém comandos básicos de formatação.

Algumas coisas que o MediaWiki não faz muito bem...

  • Porque o MediaWiki foi concebido para conteúdo aberto, não é adequado para situações em que deseje restringir o acesso a uma parte da wiki. O MediaWiki pode alojar uma wiki na rede interna de uma organização, onde só quem pertence à organização tem acesso.
  • O MediaWiki foi desenhado para sites da Internet com muito tráfego, como a Wikipédia. Foi otimizado para esta utilização e pode não ser adequado para sites mais pequenos, onde o espaço em disco ou a capacidade de memória constituam restrições maiores do que a largura de banda.
  • O MediaWiki não é normalmente um substituto adequado para software dedicado de fóruns ou blogues, se é isso que procura.

Nos casos anteriores, pode haver outro software de criação de wikis (ou não relacionado com wikis) que sirva melhor as suas necessidades.

Consulte também