Como reportar um erro (bug)

atalho: BUGREPORT
From mediawiki.org
This page is a translated version of the page How to report a bug and the translation is 97% complete.


Phabricator is for software bug reports, feature requests, and planning work.
  • To ask technical questions about Wikimedia projects, see m:Tech
  • To ask technical questions about MediaWiki in non-WMF installations, see Project:Support desk

Estas linhas diretrizes explicam como escrever um bom relatório de erros ou um pedido de funcionalidade (uma tarefa) no rastreamento de tarefas da Wikimedia (consulte Phabricator para mais informação). As tarefas bem escritas são mais propensas a serem trabalhadas rapidamente. As tarefas têm de ser escritas em inglês. Se não sabe escrever em inglês, tente utilizar uma ferramenta de tradução automática, tal como o Tradutor da Google.

Recomendações rápidas

  • Seja preciso
  • Seja claro: explique 1) como reproduzir a situação, passo a passo, sem deixar espaço para interpretação, 2) comportamento esperado, 3) comportamento real. Em secções separadas
  • Inclua apenas um erro específico ou um pedido de funcionalidade específica por tarefa
  • Inclua hiperligações e exemplos relevantes

Antes de fazer alguma coisa

Consegue reproduzir o problema?

Tente reproduzir o seu erro utilizando uma versão recente do programa, para ver se ele já foi corrigido. Se o erro está num site, tal como a Wikipédia, poderá tentar testar a última versão do programa em test2.wikipedia.org.

Alguém já reportou o problema?

Utilize a caixa de pesquisa do rastreador de erros da Wikimedia para ver se o mesmo já foi reportado ou se a funcionalidade já foi solicitada. Também pode realizar pesquisas mais avançadas na página de pesquisa avançada.

Se não tiver a certeza se um erro já foi reportado, deveria reportar o mesmo. É melhor ter erros reportados em duplicado do que ter erros não reportados.

Talvez seja um problema de gadget/script do utilizador?

Alguns problemas são consequência da utilização de scripts e gadgets do utilizador que precisam de algumas correções. Há um guia disponível com etapas de como pode identificar esse código, o que pode corrigir o problema sem perder tempo a reportá-lo.

Is it a caching issue?

Some issues relate to older cached HTML being served alongside newer JavaScript where the two are incompatible. To help determine if this is the cause it is helpful to purge the page, refresh the page and see if the issue persists and include this information in your bug report.

Reportar um novo erro (bug) ou solicitar uma funcionalidade

Se encontrou um erro numa versão recente e ainda ninguém o reportou, então:

  1. Vá para phabricator.wikimedia.org.
  2. Ser-lhe-á pedido que inicie uma sessão (ou se registe) se ainda não o tiver feito (veja «Criar a sua conta »).
  3. Clique no botão "Marcador" no canto superior direito e escolha "Criar tarefa" (ou "Reportar problemas de segurança" para reportar um problema de segurança ).
  4. Preencha, no mínimo, os seguintes campos:
    • Title: Uma frase curta que explique o problema (e não a sua sugestão de resolução)
      • Bom: "Selecting gender is not functional on Special:Preferences"
      • Mau: "Software crashes"
    • Descrição: Detalhes completos do problema, fornecendo todas as informações que você possui atualmente. Se isso for insuficiente, você será solicitado a fornecer informações adicionais, juntamente com orientações sobre como obtê-lo. Este campo tem de incluir:
      • Para erros (bus):
        • Steps to Reproduce: Lista com o mínimo de passos, fáceis de executar, que desencadeiam o problema descrito. Inclua quaisquer passos especiais de preparação.
          Exemplo:
          1. Go to https://en.wikipedia.org with Internet Explorer version 10.0;
          2. Make sure you are logged in;
          3. Select "My Preferences" menu;
          4. Go to "Gender" and select female gender from box list;
          5. Click "Save" button.
        • Actual Results: O que a aplicação fez após executar os passos descritos acima.
          Exemplo:
          "There is no female gender in front of my username."
        • Expected Results: O que a aplicação deveria ter feito se não tivesse nenhum defeito.
          Exemplo:
          "My gender is shown in front of my username."
      • Para pedidos de funcionalidade:
        • Uma descrição daquilo que pretende ter e porquê. Explique o que você espera que a ferramenta resolverá (o atual problema principal) com exemplos específicos; mas que não demandam soluções específicas, de forma que possam haver outras/melhores soluções. Uma estória é uma maneira eficaz de transmitir isto.
          Exemplo:
          "As a new editor, I would like to be acknowledged for my contribution to the project, so that I feel welcomed and valued"
      • Forneça também qualquer outra informação que possa ser útil, por favor, tal como:
        • os navegadores, temas ou sistemas operacionais em que viu o defeito;
        • hiperligações ou listas de diferenças para uma ou mais páginas onde encontrou o defeito; ou
        • se o problema ocorre sempre, só ocasionalmente, só em certas páginas, ou só em circunstâncias específicas.
    • Para anexar um ficheiro de registos ou uma captura de ecrã (mas certifique-se de que não inclui nem mostra dados confidenciais), clique o botão Carregar ficheiro (uma nuvem com uma seta) na barra de ferramentas do campo Descrição.
    • Selecione as etiquetas (projetos) em que encontrou o defeito:
      • Os projetos são o mecanismo que os programadores usam para encontrar tarefas. Para identificar o projeto correto, use a função de pesquisa (em cima, à direita) para encontrar a descrição do mesmo.
      • Isto poderia ser por exemplo o projeto do MediaWiki-General-or-Unknown para o software da própria wiki, ou o Wikimedia-Site-Requests para alterações da configuração num site da Wikimedia (consulte Selecting projects ).
    • Subscribers: Se souberes de utilizadores específicos que têm interesse em ser notificados sobre a tarefa, pode adicioná-los aqui. Caso contrário, ignore este campo.

Verifique se o seu relatório está completo, depois clique no botão "Criar Tarefa". O seu relatório irá estar agora na base de dados. Isto permite que qualquer interessado no relatório o reveja e potencialmente trabalhe no mesmo .

A prioridade da tarefa será definida pelos programadores que planearem trabalhar nela (ver Definir prioridades).

É tudo! Obrigado por ajudar a melhorar os projetos MediaWiki e Wikimedia!

Reportar um defeito de JavaScript

Ver também: Help:Locating broken scripts

Muitas funcionalidades, como os "gadgets", os scripts de utilizador e algumas partes da MediaWiki, dependem da JavaScript.

Quando encontra um defeito que pode estar relacionado com JavaScript, faça os possíveis por identificar as mensagens de erro e copiá-las para o relatório do defeito.

É especialmente importante fornecer toda a informação que tiver, porque nem mesmo os administradores do sistema têm acesso a qualquer relatório de erro.

Se o problema estiver localizado no código de uma sequência de comandos (script) de um utilizador, ou de um gadget, então o Phabricator pode não ser o sítio onde o problema será gerido[1]. Alguém poderá direcioná-lo para a página de discussão dessa sequência de comandos (se a sequência problemática tiver sido identificada).

Reportar um problema de conectividade

Se está a ter dificuldades em aceder a um site da Web da Wikimedia (ligação lenta à Internet, etc.), por favor, siga https://wikitech-static.wikimedia.org/wiki/Reporting_a_connectivity_issue

Reportar um problema em iniciar uma sessão

Se está a ter problemas para entrar na sua conta, siga Manual:How to debug/Login problems , por favor.

Notas

Ver também