Help:Página de utilizador

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:User page and the translation is 97% complete.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Uma página user é uma página pessoal acerca de um utilizador da wiki; alguém que está registado e que é (muito provavelmente) um participante na construção do conteúdo.

Se se registou, pode criar a sua página de utilizador. Há um link para ela, no topo da página à direita. Mais importante, outros verão links para a sua página de utilizador em vários sítios da wiki, uma faceta do espírito colaborativo. Isto inclui a página «Mudanças recentes» e a informação de «histórico» (consulte Ajuda:Monitorizar alterações ). Também pode criar um link para a sua página de utilizador no texto de uma página, o que é particularmente útil quando assina o seu nome nas páginas de discussão.

Se não estás registado se te identifica por tua direcção IP. Mas nesta fase não haverá nenhuma página de usuário nem página de discussão. A página de discussão de um utente identificado por seu IP cria-se automaticamente quando este edita pela primeira vez uma página. Você pode então criar a página do usuário do endereço IP.

O que colocar na sua página pessoal

As páginas de utilizador são tão flexíveis como quaisquer outras e a sua é só sobre si, por isso em geral pode dar-lhe o conteúdo que quiser no formato que quiser. É uma forma de se dar a conhecer e de aproximar a comunidade de utilizadores. Pensa nela como o seu «perfil». Pode querer mencionar de onde é e o que faz. Pode também mencionar quais são as suas áreas de interesse no âmbito da wiki e mencionar que contribuições fez ou as áreas em que está mais apto a contribuir.

Área pessoal de testes e desenvolvimento

Pode usar a sua página de utilizador como área de testes. Uma área para desenvolver ideias sem prejudicar o espaço nominal principal (veja Ajuda:Espaços Nominais ). Se foi possibilitada a criação de subpáginas na wiki (veja Ajuda:Subpáginas ), estas podem ser úteis para organizar ideias, criando subpáginas da sua página de utilizador. No entanto, tente evitar concentrar demasiado esforço na sua área da wiki. Atreva-se! Edite as páginas de conteúdo! Se a wiki tem uma página de testes partilhada, pode usá-la para experimentação rápida (temporária).

As páginas de utilizador dos outros

Como mencionado atrás, verá links para as páginas de utilizador dos outros utilizadores, em vários locais da wiki.

Contribuições do utilizador

Quando visita a página de outro utilizador, aparece um link adicional «contribuições do utilizador» na caixa «ferramentas» da barra lateral. Este link conduz a uma lista de todas as edições do utilizador na wiki. Use-a para saber se um determinado utilizador é prolífico em contribuições, ou para descobrir todas as edições de um utilizador cujas edições são inadequadas.

Editar as páginas pessoais de outros

É geralmente considerado uma quebra de etiqueta alterar a página pessoal de outro utilizador. Você não deve alterar o conteúdo da página do usuário de outra pessoa sem a permissão dela. A edição não é proibida, mas deve evitar adicionar informação (em especial opiniões) que possam ser interpretadas como provenientes desse utilizador, em situações onde esse comportamento possa causar atritos. Alguns tipos de edição são geralmente aceites e não causam conflitos:

  • Correção de links internos, quando uma página tiver sido movida ou eliminada
  • Correção de links externos quebrados
  • Categorizar ou corrigir as categorias das páginas de utilizador.

Páginas de discussão dos utilizadores

Todas as páginas de utilizador têm associada uma «página user talk». Este é um tipo especial de página de discussão, onde se pode deixar mensagens dirigidas a um utilizador em particular. See Help:Talk pages#User talk pages.

Link para a página do utilizador que clicar o link

Para criar um link para a página de utilizador do utilizador que clica esse link, use Special:MyPage. Analogamente, para criar um link para a página de discussão use Special:MyTalk.