Ajuda:Redirecionamentos

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Redirects and the translation is 53% complete.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Os redirecionamentos são utilizados para encaminhar os utilizadores de uma página para outra. Eles podem ser úteis quando uma página em particular tem vários nomes alternativos, ou tem pontuação, soletração ou utilização de maiúsculas.

Tipos de redirecionamentos

Two types of redirections exist:

  • Hard redirection: Readers navigated to the redirect page are taken directly to the target page (usually other pages of the same wiki).

Only hard redirection is described in this current article.

  • Soft redirection: Readers are left on the redirect page but given the option of clicking the link to the target page.

Usually this is achieved via a template; see corresponding article on Meta.

In wikis with $wgDisableHardRedirects enabled (such as most public Wikimedia projects), it's not possible to create a hard redirect to special pages (e.g. Special:MyLanguage) or pages located on another wiki; they will be automatically "softened".

Appearance

For hard redirects, you immediately get the target page. However, it shows a small notice after the top title to indicate you arrived here indirectly.

Help:Redirects
Fonte: MediaWiki
(Redirecionado de Help:Redirect)

Criar um redirecionamento

When a page is moved, a redirect from the old to the new pagename is automatically created.

Os utilizadores com o privilégio suppressredirect podem mover uma página sem criar um redirecionamento. Por padrão, este privilégio é atribuído a administradores e robôs.

Pode criar uma página nova com o nome a partir de onde pretende fazer o redirecionamento (veja Ajuda:Criar uma página nova ). Pode também usar uma página existente cujo conteúdo pretenda desativar, usando o separador «editar» no topo da página. Em ambos os casos, deve inserir o seguinte código logo no início da caixa de edição da página:

#REDIRECT [[nome da página]]

substituindo nome da página pelo nome da página de destino do redirecionamento. A palavra «redirect» pode estar em maiúsculas ou minúsculas, mas não pode existir nenhum espaço antes do símbolo de cardinal «#». Qualquer texto colocado antes deste código desativa-o e impede o redirecionamento. Qualquer texto ou código colocado após este código é ignorado (e deve ser removido se encontrado numa página existente). No entanto, para colocar ou manter o nome da página numa Categoria, deve introduzir ou manter a tag normal após a entrada do código de redirecionamento.

Redirections can be simple page names or specified using a namespace. They can be suffixed with a section name if you have the corresponding anchor defined on the target page.[1]

Examples of valid operational redirections:

  • #REDIRECT[[Help:Magic_words#Page_names]]
  • #redirect [[Help:Magic_words#URL_encoded_page_names]]
  • #Redirect [[Manual:$wgConf]]
  • #REDIRECT [[MediaWiki/fr]] the translated page is imposed

Deve usar o botão «antevisão» (abaixo da caixa de edição, ou usar Alt+P) para verificar que inseriu o nome correto da página de destino.

When redirection is valid (and operational) you will see in the previewed text the name of the target you have provided, following a 'next line' icon (image) for example as follows:

 Help:Magic words#URL encoded page names

This is what you must get.

Quando o "redirecionamento não é válido", a texto pré-visualizado parece um item de lista numerada com a página de destino em azul: (este também será o conteúdo da página de redirecionamento se guardar como está):

1. REDIRECT  nome da página

Se o nome da página que introduziu não for uma página válida, aparecerá a vermelho. Até existir uma página de destino válida, não deve fazer o redirecionamento.

Limitations

A redirect target cannot depend on a variable, template, or parser function. If that is the case, the browser will not be automatically redirected on visiting the page.

Example of redirection not allowed (not operational):

JavaScript page redirect

In order to avoid JavaScript functionality from breaking, all JavaScript pages have a different redirect syntax from regular pages. This syntax allows for proper execution of the page by the browser's JavaScript engine, as well as being recognised by MediaWiki as a redirect. To create a JavaScript page redirect, the format that must be used is as follows:

/* #REDIRECT */mw.loader.load( "{{fullurl:Target.js|action=raw&ctype=text/javascript}}" );

Where Target.js is the target page name.

Ver um redirecionamento

Após redirecionar uma página, deixa de conseguir aceder diretamente a essa página usando o nome da mesma ou qualquer link que também use o mesmo nome. No entanto, perto do topo da página de destino aparece uma notificação de que o utilizador foi reencaminhado, com um link para a página de origem do redireccionamento. Clique este link para aceder à página de redirecionamento, onde encontrará um símbolo com uma seta grande e o link para a página de destino. This adds &redirect=no URL parameter.

Help:Redirection
Fonte: MediaWiki
Página de redirecionamento

Help:Redirect

Ao fazer isto, pode fazer todas as coisas que qualquer página da wiki permite. Pode ir à página de discussão associada para discutir o redirecionamento. Pode ver o historial da página, incluindo um registo do redirecionamento. Pode editar a página, se o redirecionamento estiver errado, e pode reverter a página para uma versão mais antiga para remover o redirecionamento.

Eliminar um redirecionamento

Em geral, não há necessidade de eliminar redirecionamentos. Não ocupam um espaço significativo na base de dados. Se uma página é vagamente útil, não há mal (e há algum benefício) em deixá-la estar como redirecionamento para a página mais relevante ou atual.

If want to move a page over a redirect that has only one edit in its history and targeted to the old page name, there is no need to delete the redirect: it is overwritten. If the redirect has more than one history entry, or the redirect target is somewhere else, then it can only be deleted-and-moved by an administrator.

Se necessita mesmo de eliminar um redireccionamento (por exemplo, quando o nome da página é ofensivo, ou pretende desencorajar os utilizadores de se referirem a um conceito usando esse nome), então aceda simplesmente à página como descrito acima e siga o procedimento para Ajuda:Eliminação e restauro .

Problematical redirects

Redirecionamentos duplos

Um redirecionamento duplo é uma página de redirecionamento que reencaminha o utilizador para outra página que também é um redirecionamento, e não funcionará.[2] Em vez de reencaminhar o utilizador uma segunda vez, para a página de destino do segundo redirecionamento, a wiki mostra simplesmente a segunda página de redirecionamento. Esta restrição é propositada, em parte para evitar ciclos infinitos de redirecionamento e em parte para manter as coisas simples.

No entanto, pode identificar os redirecionamentos duplos e eliminá-los, tornando-os num redirecionamento simples e direto para a segunda página de destino. Esta situação é mais frequente após uma movimentação de página significativa. Use a funcionalidade «Páginas afluentes» disponível na caixa «Ferramentas» da barra lateral para identificar redirecionamentos duplos para uma página, ou consulte a página especial Special:DoubleRedirects para conhecer todos os redirecionamentos duplos existentes na wiki.

Existe uma opção, $wgFixDoubleRedirects , para corrigir automaticamente os redirecionamentos duplos usando uma fila de tarefas. No entanto, isto tende a agravar o vandalismo por movimentação de páginas, por isso a opção está desativada por padrão. A palavra mágica __STATICREDIRECT__ pode ser usada para impedir que seja feita a correção do duplo redirecionamento numa página específica.

Broken redirects

If the target page does not exist, the redirect is broken: redirection will not occur. You may find all broken redirects at Special:BrokenRedirects.

Um redirecionamento para uma página no espaço nominal da categoria

Para evitar que um redirecionamento para uma página de categoria seja listado nessa categoria, preceda a palavra «Categoria» com dois pontos, caso contrário a página de redirecionamento também será categorizada na própria categoria:

#REDIRECT [[:Category:Glossary]]

Transcluding a redirect

When a page called for inclusion is a redirect page, the redirect target is included instead, with the same parameters, without any redirect message. A double redirect does not work.

This allows to create several names for the same template.

Links to redirect

An internal link to a redirect page has CSS class mw-redirect. This can be useful to make them stand out, for clean-up work involving bypassing redirects.

Consulte também

References

  1. From 2006 development, after 2004 bug report.
  2. This may be controlled by $wgMaxRedirects .