Ajuda:Patrulhamento

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Patrolling and the translation is 100% complete.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Patrulhamento é o termo usado para descrever a atividade em que vários utilizadores estão a rever as alterações à wiki, a fim de verificar a sua conformidade com as regras da wiki. Isto é feito com o objetivo de desfazer rapidamente edições indesejáveis, spam de hiperligações, violações de direitos de autor e vandalismo.

Após reverem uma mudança, as pessoas podem marcá-la como «patrulhada» ou «aprovada», permitindo que outras pessoas saltem essa mudança e revejam outras. Isto permite que as pessoas (aquelas que podem fazê-lo) coordenem a sua atividade de patrulhamento, de forma a que todas as edições sejam verificadas pelo menos uma vez, mas com menos esforço desperdiçado (várias pessoas a verificar a mesma edição). Este mecanismo de patrulhamento é designado edições patrulhadas ou ainda, com um termo mais genérico, Patrulhamento RC (patrulhamento de mudanças recentes); algumas wikis só usam o patrulhamento de páginas novas.

Ver também