Help:Notificações

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Notifications and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD
As notificações informam-lhe sobre novas atividades que têm relação com você na Wikipédia e em outros sites da Wikimedia.

Bem-vindo(a) à página de documentação sobre a Ferramenta de notificações! (denominada anteriormente Echo)

Para personalizar quais notificações você receberá, clique na aba “Notificações” das suas Preferências do site.

No momento, as notificações estão implantadas em wikis, mas não estão em desenvolvimento ativo. Desde janeiro de 2021, não há planos para adicionar mais recursos na notificações. No entanto, sugestões para melhorias futuras são bem-vindas na página de discussão.

Princípios

Esta Ferramenta de notificações (antes chamada de Echo) dá aos usuários da Wikipédia e de outros sites da Wikimedia atualizações rápidas sobre ações que os afetam. Estas notificações podem ajudar os usuários a se tornarem mais cientes dos eventos a eles relacionados, permitindo uma ação rápida se assim o desejarem.

Este software foi desenvolvido pela equipe de engajamento editorial e agora pela equipe de Colaboração, ambas da Fundação Wikimedia para estimular pessoas a participarem mais ativamente nos sites da Wikimedia. As notificações foram desenhadas para substituírem e/ou incrementar o atual sistema de notificações nestes sites, bem como fornecer significativo aumento de controle para os usuários.

Antes desta ferramenta, as únicas notificações que o software MediaWiki oferecia eram dadas por meio de e-mails sobre mudanças na sua lista de páginas vigiadas e de uma barra laranja de mudanças em sua página de discussão. A lista de páginas vigiadas é bastante útil, mas seu formato é limitado. Funciona bem para mudanças relacionadas às páginas, mas não tão bem para mudanças relacionadas aos usuários. Ao mesmo tempo, não há granularidade: se uma página for vigiada, você será informado sobre a próxima alteração que ocorrer nela. Se uma página não estiver vigiada, você não receberá nenhuma. As listas de páginas vigiadas são úteis e funcionam bem para o trabalho para o qual foram projetadas, mas não abrangem todo o escopo da atividade na wiki. Os recursos de notificação, em conjunto com listas de páginas vigiadas, podem fornecer uma melhor experiência do usuário. Os usuários podem aprender sobre mais eventos com mais facilidade e ter maior controle sobre os tipos de informações que recebem.

Para saber mais sobre as Notificações, visite a central do projeto no MediaWiki.org.

Uso

As notificações são para todos os usuários registrados nos sites da Wikimedia. Usuários não registrados não recebem notificações (exceto as de mensagens nas páginas de discussão dos usuários, que ainda são mostradas a usuários anônimos em uma barra laranja).

Há três maneiras de visualizar as notificações:

  • nos painéis;
  • em Special:Notifications
  • na página Especial:Notificações; e
  • nas wikis da Wikimedia, notificações de outras wikis são exibidas na que você está visitando. Elas são chamadas de “notificações globais”.

Os diferentes tipos de notificação são detalhados outra página.

Painéis de notificações

Alertas e avisos

Quando alguém faz uma ação relacionada a você em um site da Wikimedia, indicadores coloridos aparecerão próximos ao seu nome de usuário(a), no canto superior direito de qualquer página do site (canto superior esquerdo caso sua wiki usar um idioma de escrita direita para esquerda). Essas notificações incluem as notificações globais. Quando não houverem notificações, esses indicadores ficarão cinza.

O primeiro indicador (vermelho, “alertas”) contém a maioria das notificações importantes: novas mensagens na sua página de discussão, menções, etc. O segundo indicador (azul, “avisos”) contém notificações sobre mensagens menos importantes: agradecimentos, mensagens em outras páginas de discussão, etc.

Estes indicadores mostrarão o número de notificações novas que você recebeu. Clicar neles exibirá uma lista sob a página com as notificações mais recentes (ver captura de tela) e reverterá sua cor para cinza novamente. O número não voltará ao zero até você marcar todas as notificações do indicador como lidas (especialmente para as mensagens).

Clique na notificação desejada para encontrar mais detalhes sobre ela (ver descrição abaixo). Para ver todas as notificações recebidas, clique em “Todas as notificações” para visitar o arquivo de notificações.

Layout de notificação detalhada

Marcando notificações como lidas ou não lidas.

Aqui estão as notificações mais comuns que você pode receber. Eles são todos projetados com o mesmo padrão:

Um ícone flutuou à esquerda (à direita para idiomas da direita para a esquerda)
Um círculo flutuou à direita:
  • preenchido com azul se a notificação não for lida
  • branco e um círculo cinza quando lido
Informação primária: Título da notificação, em negrito
Informações secundárias: detalhes de notificação (opcional)
Detalhes: na parte inferior, com algumas informações úteis:
  • sempre o usuário que realiza a ação (com um link para sua página de usuário) e data em um formato relativo
  • às vezes outras informações, como a página de destino
  • se necessário, um menu de três pontos com algumas opções

Todas as notificações são um link, geralmente para um diff que está relacionado à ação sobre a qual você é notificado.

Notificações semelhantes ou de outras wikis são agrupadas.

Página Especial:Notificações

Para achar todas as suas notificações recentes, clique em “Todas as notificações” no painel para ir à página especial de notificações. Nesta página, todas as notificações são agrupadas (alertas e mensagens) e exibidas por data. Suas notificações mais recentes são listadas primeiro. Nas wikis da Wikimedia, notificações globais também são agrupadas nesta página.

Globais

Notificações globais são exibidas nos dois painéis, e reagrupam notificações de outras wikis da Fundação Wikimedia. Deste modo, você poderá receber notificações do Commons quando estiver no Wikisource. Saiba mais sobre notificações globais.

Preferências e configurações

Acesso às preferências

Você pode controlar que tipo de notificações você receberá (e com que frequência) atualizando suas preferências de notificações. Para conferir suas configurações, clique em “Preferências” no painel de notificações (exibido acima) — ou na página de arquivo “Todas as notificações”. (Você também pode clicar em “Preferências” no canto direito de qualquer página e então selecionar a aba “Notificações”.)

Ativando ou desativando

Se você desativar qualquer tipo de notificação, elas não serão geradas nem armazenadas nos bancos de dados. Ativá-las não irá as exibir. As únicas notificações que podem ser exibidas são aquelas que existiam antes da desativação.

Notificações por e-mail ou na wiki

Para ativar ou desativar notificações de qualquer categoria, simplesmente selecione (ou “desselecione”) a caixa próxima a ela. Você pode habilitar (ou desabilitar) notificações na web ou por e-mail para a maioria das categorias. (Algumas notificações não podem ser desativadas, como alterações em seus direitos de usuário ou novas mensagens na página de discussão: essas notificações são muito importantes para serem ignoradas). Você também pode controlar a frequência de recebimento de notificações por email, desde e-mails únicos para cada evento até resumos diários ou semanais. Quando terminar, certifique-se de clicar no botão "Salvar" na parte inferior da página para atualizar suas preferências.

Silenciando usuários

É possível silenciar notificações de indivíduos inserindo seus nomes de usuário na parte inferior das preferências de notificações. Seus nomes aparecerão automaticamente à medida que forem sendo digitados. Usuários sem JavaScript devem inserir um nome por linha, sem wikitexto nem prefixo.

Você continuará a ser notificado caso o usuário escreva na sua página de discussão (Flow ou wikitexto) ou caso o mesmo revise uma página criada por você. O comportamento da lista de páginas vigiadas e e-mails não serão afetados pela lista de silenciados.

O usuário continuará a receber a notificação de “menção com sucesso”, caso tenha ativado a mesma. A lista de silenciados é privada do resto dos usuários, incluindo administradores e funcionários.

Silenciar páginas

Silenciar páginas é possível para notificações de "página vinculada".

Você pode silenciar as notificações de "página vinculada" para uma página digitando o nome da página na caixa na parte inferior das preferências de notificações.

Quando você começar a digitar, os títulos das páginas serão preenchidos automaticamente.

Os usuários sem JavaScript devem digitar um título de página por linha, sem wikitexto ou prefixo.

Lista negra da comunidade

Há uma lista de contas do site em MediaWiki:Echo-blacklist que não podem disparar notificações. Essa lista pode ser sobrescrita pelos usuários em Special:MyPage/Echo-whitelist. (Este recurso e suas páginas de configuração serão renomeados, consulte tarefa T255557)

Configuração da comunidade

Special:DisplayNotificationsConfiguration exibe a configuração local para cada tipo de notificação.

Comentários

Nós queremos muito saber o que você pensa sobre o novo sistema de notificações. Para discutir as suas sugestões com outros usuários, visite esta página de discussão.

Se encontrar um bug, convidamos você a reportá-lo aqui no Phabricator. No entanto, sabemos que o Phabricator não é exatamente o sistema mais fácil de ser utilizado; pode também deixar a sua opinião na página de discussão do protejo, com uma imagem da página do relatório e informação sobre o seu sistema operativo e tipo de navegador. :)