Ajuda:Editar páginas

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Editing pages and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

É muito fácil editar os conteúdos de uma wiki:

  1. Clique no separador de página "Editar" no topo da página.
  2. Altere o texto.
  3. Clique no botão "Gravar página".

É tão simples como isso!

Regras de edição, convenções de edição, e formatação

A regra número um de edição numa wiki é seja ousado. Siga em frente e altere. Outras pessoas podem corrigir quaisquer erros mais tarde. Portanto, seja audaz e tente! Existem todos os tipos de convenções, regras e filosofias de edição para a edição de páginas wiki, mas a regra seja ousado é a mais importante delas!

Uma edição tanto pode contribuir com parágrafos inteiros e páginas cheias de informação, como pode simplesmente corrigir um erro ortográfico. Em geral, faça o possível para que o texto que acrescenta ou altera seja claro e conciso. E sobretudo, certifique-se de que age sempre com o objetivo de «melhorar» o conteúdo da wiki.

Quando precisar de usar algum tipo de formatação, como criar novos cabeçalhos de secção ou colocar texto em negrito, use o texto wiki ou os botões na barra de ferramentas de edição acima da zona de edição. Consulte Ajuda:Formatação para conhecer alguns tipos de formatação usados com frequência.

Resumo da edição

Antes de gravar uma alteração, pode inserir uma nota curta (tem de ter menos de 500 caracteres) no campo «Resumo:» descrevendo as alterações. Não se incomode demasiadamente com isto, nem pense muito no que há de escrever; dê uma simples descrição resumida do que acabou de modificar como. Por exemplo, «correção ortográfica» ou «mais informação sobre girassóis».

O resumo é armazenado em conjunto com a sua alteração e ajuda os outros a acompanhar as alterações da wiki de forma mais eficaz.

Pré-visualização

É uma boa ideia usar o botão «Antever resultado» para ver como a sua alteração ficará, antes de gravá-la. Isto também está relacionado com o acompanhamento de alterações porque, de cada vez que se grava, é feita uma alteração separada das restantes. Todavia, não se preocupe muito com isto; é apenas bom criar este hábito para evitar erros no seu trabalho, antevendo o resultado antes de gravá-lo, em vez de ter de fazer mais uma edição para correções menores.

Mostrar alterações

Outra possibilidade é o botão «'Mostrar alterações» que permite verificar todas as diferenças entre a versão mais recente e a sua edição, antes de gravá-la.

Páginas protegidas

As páginas que estão protegidas só podem ser editadas pelos utilizadores de um grupo específico. Nas páginas protegidas, em vez da hiperligação «Editar» é apresentada a hiperligação «Ver código». Nesse caso, para editar uma página protegida, contacte um utilizador que tem permissão para editar a página. Os níveis predefinidos de proteção são:

  • Nenhuma (permitir todos os utilizadores)
  • Autoconfirmados (bloquear os utilizadores novos e não registados)
  • Administradores (bloquear todos os utilizadores exceto administradores)

Outros tipos de edição

Ao editar uma wiki, pode criar uma página nova, mover (ou renomear) uma página, ou ainda eliminar uma página:

Lembre-se de que deverá sempre tentar melhorar os conteúdos gerais da wiki com as suas edições.

Discussão

Cada artigo tem a sua própria «página de discussão», onde pode colocar questões, sugerir, ou discutir correções. Consulte Ajuda:Páginas de Discussão .