Recursos Beta

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Beta Features and the translation is 84% complete.
Outdated translations are marked like this.
Para the extension, veja: Extension:BetaFeatures.

Recursos Beta são novos recursos para você experimentar na Wikipédia e em outros sites da Wikimedia antes de serem lançados para todos. Visite suas preferências para ativar os recursos Beta; lembre-se que a ativação dos recursos só se aplica ao respectivo site.

Por favor, compartilhe suas ideias conosco na página de discussão.

Propósito

O propósito principal dos recursos Beta é permitir que designers e engenheiros da Wikimedia (tanto da Fundação quanto da comunidade) possam implementar melhorias técnicas num ambiente onde um número maior de usuários possam testar, comentar e usar os recursos num cenário real. Outro propósito importante dos recursos Beta é o fornecimento de um caminho para que gadgets e outros códigos úteis e bem elaborados possam ser integrados ao núcleo após exames, testes e revisões efetuados pelas equipes de Design e Engenharia da Wikimedia.

O código que fornece recursos como esse está na extensão Extensão:BetaFeatures . As preferências para os recursos beta estão disponíveis numa aba das preferências, acessíveis pela barra pessoal no topo da página para qualquer usuários autenticado.

Funcionalidade

No momento, é possível:

  • ativar manualmente recursos para si mesmo
  • participar automaticamente de todos os recursos adicionais lançados[issue 1]

Para usar qualquer uma das funções, os usuários devem selecionar a caixa de seleção apropriada e, em seguida, clicar em “Salvar”, o que salvará suas preferências de recursos Beta (assim como com as outras preferências). De vez em quando, novos recursos são disponibilizados aos usuários, conforme descrito em Beta Features/Roadmap .

Recursos Beta atuais

Aqui estão os recursos Beta que estamos testando no momento:

These features are only available on some wikis:

These features are beta features on some wikis while enabled for everyone on all others:

Convidamos as equipes de produto da Wikimedia e voluntários da comunidade que queiram experimentar as novas ou modificadas ferramentas para fazê-lo através desse projeto.


Galeria de características atuais

Recursos implantados

Outros recursos

Esta lista pode documentar extensões ou recursos que são obsoletos ou inativos, ou ainda estão em planejamento. Não confie nas informações atualizadas.


Criando o seu próprio

Deseja criar seu próprio recurso Beta? Legal! O James estará feliz em te guiar.

Primeiro, verifique se o seu código cumpre os seguintes requisitos básicos:

  • Não degrada a performance do site significativamente;
  • Não degrada a performance percebida do site ou do sistema do usuário notavelmente;
  • Não trava o navegador do usuário;
  • Não causa perda nem corrompimento de dados;
  • Possui interoperabilidade básica com outros recursos Beta; e[issue 2]
  • Contribua positivamente para a experiência do usuário no site e seja de natureza aditiva. Por exemplo. Os recursos Beta não podem ser usados para remover recursos ou funcionalidades do site sem adicionar recursos destinados a substituir o que foi removido.
  • Presume-se que você experimente seu novo recurso o servidor beta pré-implante WMF por pelo menos uma semana antes de implantar em produção. Esse período de testes serve para apanhar quaisquer erros sérios para evitar comprometer o usuário.

Se o seu código cumpre esses requisitos, faça sua proposta na página apropriada para novos recursos. Como parte de criar um recurso Beta, pediremos que você faça um texto e uma imagem para representar seu recuro na interface de usuário; as equipes de Design e de Produto podem lhe ajudar com isso. As part of creating the Beta Feature, you will be asked for some text copy and an image to represent your feature in the user interface; the Design and Product teams can help you with this.

Aparência

A aparência da aba “Recursos beta” nas preferências é intencionalmente diferente, tanto para inspirar interesse e para propor uma alternativa ao layout padrão e à complexidade das preferências já existentes.

Aqui está uma captura de tela da guia de preferências "Recursos beta":

Captura de tela da tela de preferências “Recursos beta” no Vector.
Captura de tela da tela de preferências “Recursos beta” no Vector.

Problemas conhecidos

  1. Note que isso ainda não inscreve o usuário até que ele visite a página de preferências. (phab:T64815)
  2. Isso não significa que interoperabilidade é um requisito. Problemas sobre isso precisam ser descobertos, e a aprovação do código virá por base “caso por caso”.

Links externos